Acessórios sob medida.

Falar em acessórios para um Bongo é realmente improdutivo! Até mesmo na concessionária! Não existe nada, ninguém conhece o carro, não há volume de vendas que justifique qualquer desenvolvimento..... OU SEJA, se você quer alguma coisa, faça você mesmo ou procure quem o faça!!!!
O máximo que encontrei no mercado foi "jogo de tapetes para Bongo cabine dupla", por 120 reais! Por sorte ganhei um de brinde na concessionária!!! :) Vai ver que eles dão esse brinde porque é a única coisa disponível!!! hahaahaah
Procurei os faróis de milha e nada! Procurei as borrachas de proteção para as bordas superiores das tampas da caçamba e nada! Procurei engate e nada!
Por um acaso cruzei o caminho com o Octávio Sarmento, de Campinas, que desenvolve protetores (cárter, transmissão, tanque de combustível etc) para todos esses carros meio diferentes! Ele inclusive preparou alguns Bongos que serviram de apoio à equipe de rally da Kia, acho que em 2005!!! Muito atencioso, prontificou-se a desenvolver as peças para o meu Bongo, especialmente após saber de nossas intenções de viagens mais longas pelo Brasil e América do Sul (depois eu conto mais sobre estes planos!). Consegui me organizar para fazer uma visita à oficina no dia 29 de maio, sexta-feira.
O Octávio é um cara que precisa ser conhecido! Tá na cara que ele gosta do que faz e faz muito bem feito! O tempo passou voando! Aprendi MUITO com ele! Com o Bongo levantado no elevador, fomos olhando detalhe por detalhe do que pode e precisa ser feito para proteger a parte de baixo do veículo contra pedras, galhos e outros "agentes de destruição" que eventualmente atropelamos nas estradas de asfalto e terra!
É incrível o nível de exposição existente no Bongo! Da caixa de direção (bem na frente, prontinha para ser arrancada!) até o eixo cardã traseiro, existem dezenas de áreas que podem ser facilmente atingidas por um objeto estranho, transformando sua viagem em uma desgraça!
Se vc tiver oportunidade, veja apenas o conjunto de evaporador/ventoinha do ar condicionado! Parece que esta alí só esperando para ser destruído pelo primeiro toco de madeira que vc atropelar na Marginal ou na Castello Branco (onde circulo algumas vezes por semana!). Há também um chicote elétrico importantíssimo que sai de uma caixa de fusíveis (atrás da cabine, lado esquerdo) que forma uma alça que parece pedir para ser arrancada! As caixas de transferência (câmbio e 4x4) também são bastante expostas, etc etc etc.....
De opcionais passei a ver estes protetores como totalmente obrigatórios!!!!
Tiramos algumas medidas grosseiras para uma idéia inicial de orçamento! As medidas exatas serão tiradas de um Bongo semelhante que será emprestado pela Kia para isso especificamente (sim, o Octávio conhece os canais pertinentes!!! Que bom!!! :)
Chegamos a um valor entre 800 e 1200 reais, o que considero bastante justo visto a importância e a qualidade do serviço! É daquelas coisas que, embora fujam um pouco do orçamento doméstico normal, pagamos com prazer! O retorno é garantido!
Você pode entrar em contato com o Octávio pelo e-mail: road.tech@hotmail.com

4 comentários:

Anônimo disse...

a respeito de acessorios,akia e a hyundai no exterior sendo a mesma marca, e a exemplo do tucson e o sportage serem o mesmo carro(mesmabase com poucas mudanças)provavelmentea maioria das peças sao intercambiaveis com o h100( o "concorrente da hyundai)sendo assim ate mesmo o engate para reoque (comentado em m de seus posts) pose ser o mesmo do h100 ou estou errado???alem das outras peças

Bongo disse...

Eu acredito que muitas coisas podem ser semelhantes sim, mas mais na parte de mecânica. Na aparência externa os dois são bem diferentes e poucas coisas estão no mesmo lugar ou possuem o mesmo formato - vide o farol auxiliar! O engate eu preciso pesquisar (embora já tenha solucionado o problema com um feito sob medida).

william disse...

Prazer em conhecê-lo. Também temos um Bongo recem adquirido para "PASSEIOS", sim, "LAZER". Tenho dois filhos e achamos o maior barato.
Através de suas dicas cheguei ao Octavio e tb fiz e instalei os kits com ele.
Ratifico seus comentários sobre o Sarmento, é excelente pessoa e gosta do que faz. Recomendo.

William (RJ)

Rodrigo Galera disse...

oi galera,

Meu nome é Rodrigo Galera, trabalho com ecoturismo em São Pedro-SP, tenho um kia 4x4, mas é o Ceres, vamos dizer o pai do Bongo, ele é bem mais reforçado que o bongo, porem seu nem uma opção de conforto (ar, dir, freio, cambio, etc uma bomba de dirigir, mas é guerreiro!!!

Mas o assunto aqui é o Bongo, estou equipando um 2010 de um amigo e gostaria de agradecer a Familia Bongo por dividir estas informações, muito zoia e que breve vocês voltem a rodar com outro bongo...
abs