Meu nome é Bongo!!!

Olá! Meu nome é Bongo!!!! Sim, BÔNGO, com a tônica no primeiro "o", para diferenciar daquele instrumento musical "bongô"!!!! Conhece? Não? Bem, deixa pra lá.... Muito prazer!

Pois é.... No início eu também achei meio esquisito esse nome, mas agora já me acostumei... e adoro quando as crianças saem gritando Bongo! Bongo! Bongo! pela rua quando eu apareço! (Já já eu falo das crianças, são as minhas irmãs mais velhas).

Vou tentar me descrever em poucas palavras, tiradas do meu documento:

Veículo Utilitário
Tração 4x4
Cabine Dupla
Diesel


SIM, eu sou um carro....ou um "caminhãozinho" melhor dizendo! Olha essa foto que eu baixei do website do fabricante (KIA MOTORS) lá na Coréia:


A essa altura você deve estar pensando: "caramba, se o nome dele é esquisito, imagine este visual!!!"

Ahhhh, nem tanto, vai? Ao "vivo" eu sou muito mais legal que nessa foto. Vc precisa ver! Sério!!!

Teve muita gente que encheu o meu pai por causa disso e, depois, acabou se acostumando... e até gostando.... Meu primeiro apelido foi "veículo lunar", mas isso já ficou para trás. Bongo é o meu nome!!!
Embora eu tenha apenas um mês, meu pai já me contou como eu nasci, incluindo aqueles detalhes que a gente não gosta muito de ouvir. Olha só a história...

Tudo começou quando minha antecessora, uma S10 cabine simples, ficou pequena para as viagens da família. Aí veio uma Ford Explorer V6 4x2 a gasolina, um carrão, mas que bebe gasolina como se fosse bebida das mais baratas. Da fusão desses dois "espíritos" + as idéias de grandes viagens pelo Brasil, meu pai saiu procurando as opções existentes.

As condições para a escolha eram as seguintes:
  • Cabine Dupla (pelo espaço para as crianças)
  • 4x4 (para poder se aventurar mais naquelas estradas em linhas finas, tracejadas e pretas do guia 4 rodas!)
  • Diesel e sem firulas (um motor robusto e sem muita eletrônica para pifar bem onde não deve)
  • Com Caçamba (as canoas e os equipamentos de canoagem estão sempre conosco! Também tem a Luna, minha irmã labradora!)
  • Direção Hidráulica, Ar Condicionado e Trio Elétrico (essas coisas viram "meio básicas" depois da primeira vez, né?! Aposto que quando todo mundo tinha fusca ou variant não se falava nessas coisas "supérfluas"!
  • Preço bom (claro pô! ou dinheiro nasce em árvore na sua casa? :)


Como sonhar não é proibido, meu pai foi olhar na Toyota! Quase infartou com o preço, com a fila de espera (cadê a crise pessoal??) e com os custos agregados de seguro, IPVA etc! Sejamos realistas: o paizão é um professor de Biologia! Salário de escola!!! E definitivamente não acredita em MegaSena!
Atravessou a rua e foi olhar uma Ranger! Não conseguiu sentar no banco de trás sem dobrar o pescoço e encostar o joelho no queixo (quem tem 1,87m de altura sofre!). A versão com 4x4 também tinha um preço que mais lembrava aquele monte de $$$$$ em descrição de restaurante chic no guia Michellin de Paris. O seguro assustou, o preço dos pneus assustou, o IPVA assustou!

Já sem muita esperança passaram-se as outras.... S10, L200, etc, etc.... Caro, caro, caro, muito caro, caro,caro, apertado, caro..... e assim foi.....

Em meio à crise e à guerra de preços entre montadoras, especialmente as "importadas", diz meu pai que passou na frente da concessionária Kia de Alphaville e viu uma placona de preço num Sportage na calçada.... O que há dois meses era vendido por mais de 80 estava a 64???? ÔPA, disse ele!!! E foi olhar.... mais de curiosidade!!!!
E foi nesse dia que eu provavelmente tomei aquele primeiro tapinha no bumbum e comecei a respirar como uma nova idéia!!! Lá estava, no showroom, um primo em exposição (por absoluta falta de originalidade parece que meu tio o batizou de Bongo também! Vai entender....)

Ôpa, disse meu pai mais uma vez!!!! E ficou lá, olhando todos os detalhes por mais de uma hora. Foi para casa ruminando a idéia, ou melhor, ruminando o "como iria contar essa real possibilidade para a patroa" ? Diz ele que pegou uma folha de papel, escreveu todas as opções, todos os prós e contras de cada uma (características, preços, custos agregados etc) e, então, uma a uma, eu fui sobressaindo! O mais belo nenê no grande berçário da maternidade automotiva!!!

Melhor que ser escolhido no cara ou coroa, né???

Dia de Test-Drive..... Uau, o vendedor de Alphaville sentiu firmeza no paizão, pois nenhuma outra concessionária se importou em procurar atender esse pedido (tá certo que foi tudo por telefone! Mas um test-drive é importante! Todas as concessionárias deveriam disponibilizar rapidamente!).

Uma volta no quarteirão e todo mundo estava cheio de sorrisos. Minha mãe, meio doidona (vide o marido dela!!! que escreve blog fingindo ser um caminhão!) achou o máximo!

A grande dúvida que ficou foi o conforto, ou melhor, a falta de conforto por causa do "chacoalhar" contínuo - caminhãozinho vazio é assim mesmo, sabe? Pula que nem cabrito! No asfalto "de M....." de nossas cidades isso é complicado!

Putz, mais 2 ou 3 noites de incerteza! Afinal, as economias de vários anos não podem ser assim "arriscadas" em uma escolha impulsiva.... Diz meu pai hoje que por um fio de cabelo meu nome não foi Sportage.... Já pensou?


Bem, um homem tem que fazer o que um homem tem que fazer! (em inglês essa frase fica bem melhor, não?). Papai assinou minha certidão de nascimento!!!! Dia 15 de abril de 2009!

Chequinho de entrada para firmar o negócio e prazo de uns 3 dias para tirar as moedinhas de todos os cofrinhos da casa e pagar o resto! Descontão para pagamento integral à vista, valia a pena a correria!
Seguindo a tradição, ou melhor, a total falta de opção, eu viria todo vestido de branco da maternidade. MAS, por acaso, mamãe viu na TV uma outra concessionária oferecendo a opção "azul escuro"!!! Mais um "ôpa" e um aperto no vendedor: quero azul, quero azul!!! Trocaram minha roupa no contrato!


Uma semana de espera, despachante atrasou, etc. Dia 29 de abril papai foi me buscar!!!! Enchemos o tanque no posto próximo e.... Ahhh, que delícia..... Lar, doce lar!

2 comentários:

vinicius guerra disse...

como é ter ele quase um ano depois?
Porque lhe pergunto! Por que estou quase no mesmo dilema que o seu.
Preciso dos lugares traseiro de um carro normal e da caçamba e de ser um 4x4 pois tem uma loja de bike e preciso carregar as bike e a turma para fazer as trilhas mais duras dependendo do lugar e etc...
Como está sendo usar ele depois quase um ano?
Como é manutenção?
Consumo?
Me fale mais depois da compra por favor!

Bongo disse...

Olá Vinícius,

o carro é muito bacana e, para o seu uso, acho que será perfeito, pois leva 6 pessoas com conforto mesmo! A manutenção tem sido cara, pois as revisões são caras e obrigatórias para manter a garantia de 3 anos ou 100 mil km. Eu estou vendendo o meu, mas é para reduzir minhas despesas, após a esposa perder o emprego. Se vc quiser, está ótimo e super equipado para enfrentar longos percursos e obstáculos - leia o resto do blog! Se tiver interesse, me escreva no galeria@companhiadecanoagem.com.br Está com apenas 17 mil km e muito bem tratado.