A primeira GRANDE viagem!

No dia 02 de julho de 2009 parti para a primeira grande viagem com o Bongo. Com um grupo de amigos vamos ao Rio Cristalino, no Mato Grosso, para uma expedição de canoagem. Serão 2800km de "asfalto" (aspas principalmente para alguns trechos em Minas Gerais da BR153!), 500km de terra e 240km de rio....aí nas canoas!

O Bongo ganhou um resistente suporte (rack) para as canoas e uma elegante cobertura para a caçamba, projetada e confeccionada por minha esposa em Cordura 600D bege para combinar com os adesivos. Olha só uma foto feita na estrada.....




O rack foi feito em tubos de aço de 30x50mm e 2,5mm de espessura! A estrutura foi fixada à caçamba através de 6 parafusos de aço passantes com porcas travantes em inox. Acertar os pontos ideais de furação foi uma ginástica, mas ficou perfeito e muito resistente!
Na estrada de asfalto o desempenho ficou dentro do esperado, ou seja, meio fraco! Nas subidas longas a perda de velocidade é evidente e reduzir para 4a e até 3a são eventos comuns. No outro carro, um Toyota Prado com uns 300HPs de potência, imagino que houve uma certa revolta em ter que me esperar!!!! heheheeheheheh Obviamente não me preocupei com isso, pois já era esperado e, como disse antes, faz parte da brincadeira!!!! :)
Saímos de minha casa em Barueri à meia noite e chegamos em Goiás Velho (GO) às 17 horas, percorrendo 1200km. No dia seguinte juntaram-se mais dois carros (uma Tracker e uma Strada) e fomos para Cocalinho-MT/Rio Cristalino-MT. Neste dia percorremos 900km entre idas e vindas para a logística do passeio em canoas, dos quais muitos em estradas de terra com razoável conservação, onde velocidades de até 80km/hora são viáveis sem riscos ou eventuais danos. Sete dias depois terminamos a remada e fomos buscar os carros para resgatar o grupo e equipamentos na beira do rio. Este já foi um trecho de terra bem mais exigente, feito em baixa velocidade por causa de buracos, bancos de areia etc. Por cautela usei o 4x4 na maior parte do trecho; sem ele certamente ficaria atolado em 2 ou 3 bancos de areia profunda que passamos.
Os pequenos pneus originais (uma grande preocupação inicial) se mostraram valentes e viáveis, mas já estou pesquisando outras opções mais resistentes. Depois conto um pouco mais sobre isso.....
Retornamos a SP no dia 13 de julho, em uma puxada de 1550km de uma só vez. Saímos às 7 da manhã e chegamos às 4 da manhã do dia seguinte, ou seja, 21 horas de estrada, mas com longas paradas para almoço e entrega de pessoas em Goiânia..... O fato é que a posição de dirigir é MUITO confortável e pouco senti cansaço. Boa música e pessoas para conversar também reduzem o tempo/cansaço significativamente.....
Chegando fui direto ao lava rápido do posto Texaco de Aldeia da Serra, onde retiramos algumas arrobas de poeira vermelha de todos os cantinhos. Nada que uma boa caixinha antecipada não resolva!!! :) Ahhhh, como é bom ver meu carrinho limpo novamente!
Para completar fui enfrentar o segundo assalto de revisão na concessionária! R$334,00 para a troca de óleo e filtro! Esses caras são realmente uma piada de mau gosto!!!!! Começo a duvidar seriamente da vantagem da tal garantia de 100 mil kms....com rabo preso a cada 5 mil! Safadeza! Certamente!!!!!

5 comentários:

pa_hordones disse...

alguma soluçao para os pneus?
Aqui em Uberlandia-MG tem fábrica de engates... os caras manjam muito... em um dia eles resolvem seu problema... vao te cobrar 200 reais. um abraço

Bongo disse...

Olá Paulo. O pessoal da Genyus não me respondeu quanto ao uso diário e em rodovias asfaltadas por muitas horas seguidas. Como todo mundo, acho que ainda tenho receio de colocar recapados e pegar 18 horas de asfalto a 100km/h. Uma coisa é certa: até agora não vi nehuma necessidade de outros pneus! Nem maiores, nem mais borrachudos, nem nada.... Meu uso nem chega perto de trilhas pesadas, de modo que vou ficando com os originais mesmo.... O que estou fazendo agora é comprar mais 2 aros originais e neles vou montar 2 pneus da Genyus, mas vou deixar como estepes extras....

Quanto ao engate, problema resolvido pelo meu guru de adaptações, o Octávio. Fez um serviço muito bacana, seguindo os desenhos do tal engate feito na Inglaterra. Ficou perfeito e muito resistente.... MAS, cabe lembrar que o Bongo não tem muita força para puxar uma carreta..... Para pequenos percursos até vai, mas numa viagem longa em pista simples é pedir problemas.....

Anônimo disse...

Boa noite,,entrei por acasso no seu blog e achei o mesmo interessante e curioso..vou acompanha-lo sempre ..Sds
Adriano/Juiz de Fora-MG

Bongo disse...

Bem vindo Adriano!

Anônimo disse...

fala ae meu nobrissimo amigo; mesmo que virtual...rsrsrsrs vc teve um importante papel na minha escolha pelo "Bonguinho"...teve alguns contratempos aqui...mas c deus quizer ate quarta ja estará em maos....04/11/09...estou com umas ideias meio malucas aqui para meu bonguinho....conforme for fazendo vou postando as fotos...
Abraços
Petterson Cabo frio RJ