A Primeira Viagem!

Cheguei em casa numa quinta-feira. Na sexta as malas já estavam arrumadas para nosso primeiro passeio até Ubatuba.


Antes de carregar qualquer coisa, ganhei um "borrachão" na caçamba para proteger o piso e laterais contra riscos e batidas. Fomos buscar lá na Borrachas da Móoca que, como o nome indica, fica bem pertinho do fim do mundo.... Mas, foi só lá que encontramos esse tapete de borracha com 5mm de espessura e 2 metros de largura. Meu pai é meio detalhista e não queria que tivesse emendas na proteção (o piso da caçamba tem 1,63m de largura X 1,87m de comprimento). Minha avó de 81 anos foi junto nesse "passeio", mas ficou com dor nas costas depois de saculejar 4 horas seguidas! Nós avisamos antes.....mas ela queria aproveitar o passeio com as crianças.
Em casa o borrachão foi recortado com 5cm a mais de cada lado, criando uma pequena dobra para cima nas laterais que protegem melhor a base. Ficou muito bom. Se vc quiser um igual, programe-se para gastar R$250,00 na peça de 2x2 metros. As sobras servirão para muitas outras coisinhas, você vai ver depois.
Caixas estanques carregadas, cadeirinhas presas no banco traseiro e lá fomos nós.... A velocidade ideal de cruzeiro fica entre 90 e 105km/hora. O tacômetro fica entre 2500 e 3000rpm, garantindo um funcionamento suave e sem abusos. Se você gosta de correr, este não é o modelo para seu uso. Com apenas 83CV e um câmbio mais reduzido para ter força, não espere um desempenho esportivo deste caminhãozinho que lhe escreve! Na cidade sou ágil como qualquer carro, mas na estrada você vai ter que se contentar com as faixas do meio e da direita! Esqueça a faixa da esquerda na Ayrton Senna! Algum maluco a 150km/hora vai me atropelar!!! Por outro lado, aproveite para se divertir com as crianças e uma boa música! A cabine dupla é enorme!!! As minhas irmãs, com 2 e 4 anos de idade, espalham um monte de bonecas pelo chão e pelo banco e vão brincando sem parar. O espírito da família tem que ser de também aproveitar a viagem, não apenas chegar no destino o mais rápido possível.
Não há quem não olhe para mim!!! Percebo muitos sorrisos de simpatia e algumas testas franzidas de dúvida! Paramos para almoçar na Fazenda Sta. Bárbara (Tamoios) e já veio gente olhar alguns detalhes! Algo me diz que estou mesmo me tornando uma opção real para famílias!!!!
Meu pai curtiu a descida da serra. Essa posição de dirigir (mais em pé) e a roda abaixo da cabine dão uma sensação diferente de um carro comum. A estabilidade é boa, mas também nada "esportiva". Não abuse! Passar em lombadas exige uma nova filosofia do motorista! Devagar, muito devagar!!! Agora dá para entender porque todo caminhoneiro quase pára em lombadas!
A viagem demorou uma meia hora a mais que o normal (com a Explorer). Mas, considerando que "torramos" mais de uma hora na parada de almoço, dizer que está com pressa é quase uma bobeira!
Voltamos no domingo, estrada mais vazia que o esperado. A subida da serra foi lenta, mas não chegou a desesperar. Deixamos diversos "milles" para trás....mas só isso.
Primeira aferição de consumo: 9,4km/litro de diesel.
Odômetro total com 630km

Nenhum comentário: