Mudar rodas e pneus. Sim ou Não???

Parece que as rodas e pneus originais do Bongo são os ítens que menos agradam os consumidores que visam seu uso em viagens e expedições. O pequeno diâmetro do aro (14) e a tala estreita reduzem significativamente a disponibilidade de pneus para uso misto. Outra dificuldade é acertar a abertura de cubo e a furação de fixação em um aro alternativo, que são medidas bastante específicas do modelo.
Mudanças de aros/pneus também implicam em algumas alterações gerais como altura livre do solo, marcação de velocidade no velocímetro / marcação total do odômetro, retomadas, velocidade final etc, além do eterno risco de serem usadas contra você (pelas seguradoras) no caso de uma colisão com danos e vítimas.
De modo geral, a instrução é sempre procurar manter as características originais do carro!
Até o momento tenho conhecimento de três soluções aplicadas, sendo que uma delas envolve alterações significativas e a um custo bastante alto. São elas:
  • a) aquisição de mais 2 aros originais Kia e montagem de estepes extras com pneus semelhantes aos originais. Embora não seja uma alteração propriamente dita, garante muito mais segurança ao viajante ao passar de um para três o número de estepes disponíveis. Essa é a solução que adotamos no momento, pois os pneus originais Hankook 6.70 R14 estão nos atendendo muito bem (75% de uso on-road!).
  • b) recapeamento dos pneus (carcaças) originais com bandas de rodagem mais "agressivas" para uso misto, mas mantendo as dimensões originais quase intactas. Essa é uma solução que vamos adotar (para dois estepes) em breve, assim que os pneus originais atingirem um desgaste que solicite a recapagem. Ela já roda em um Bongo 4x4 da Genius Tyres (Sorocaba/SP), que é quem faz essa recapagem a frio.... Ainda aguardo mais comentários e fotos por parte deles sobre isso para postar aqui no Blog.
  • c) montagem (solda) de aros maiores sobre os aros originais. Um amigo de Brasília fez isso em seu Bongo CD 4x4 e ficou muito satisfeito com o resultado! Disse que o carro "se transformou"!!! O serviço foi feito na Rodas Sta Rita (SP/SP) ao custo de R$450,00 por roda. Sobre os novos aros de tala mais larga foram usados pneus Wrangler MT/R 235 75 R15 (R$ 890,00 cada!), que ficaram milimetricamente ajustados aos paralamas e protetores originais. Segundo o proprietário, somente se acontecer uma pancada seca sobre a suspensão é que o pneu poderá raspar na superfície interna dos proteores dos paralamas dianteiros, mas sem danificá-los. Espero postar fotos dele em breve!

25 comentários:

edelmo de oliveira lopes disse...

meu bongo 2009 com seus exatos 3000 km e sem abusar dirigindo tranquilamente nao fez mais de 7.5km/l na cidade e na estrada no maximo 9.2 km/l sera que tera algum amaciamento do motor ou entrei pelo cano quando o vendedor me disse que no minimo daria uns 10 km/l? voce consegue ser mais caprichoso do que muitos parabens.

Bongo disse...

Olá Edelmo, seja bem vindo e parabéns pelo Bongo! :)

Quanto ao consumo, não tenho um valor específico para cidade OU estrada. Acho que meu uso fica em torno de 70% estrada e 30 urbano, e o consumo médio fica em torno de 9,5km/litro. Só na estrada lembro de já ter feito um pouco mais de 10/litro. Algumas variáveis que devem ser consideradas:

a) carga (eu ando 95% do tempo vazio)

b) tipo de diesel (aqui onde moro só tem aditivado - 1.95/litro - ou o Podium da Ipiranga - 2,19/litro - e eu costumo usar um pouco de cada). Quando uso só do Podium a média melhora uns 10%. Se vc está em SP/SP, acho que aí tem uma formulação específica para uso urbano com mais biodiesel?

c) sim, depois dos 5 mil km o consumo vai ficando menor.... E o motor solta um pouco mais mesmo! Se vc faz sempre o mesmo percurso, vai perceber que aos poucos o carro fica mais "leve".

d) tipo de carroceria - se vc colocou baú o consumo sobe bastante! O seu Bongo é o CD 4x4?

e) como vc não citou o seu modelo, talvez a diferença seja o motor? O seu é o 2500 ou o 2700? Imagino que o 2500 beba mais um pouco mesmo, mas não tenho essa informação ainda.

É isso aí! Apareça sempre e sinta-se a vontade para escrever seus comentários sobre o Bongo. A casa (ou Blog!) é nossa!

Unknown disse...

Family Bongo
Agradeço imensamente, pois simplesmente desisti de comprar o "dito cujo" Cabine Dupla.
São muitas as desvantangens pelo enorme custo de um veículo que não concluiram!!!!

Bongo disse...

Olá Rudinei,

como em tudo, existem vantagens e desvantagens. O importante é que vc encontre o produto que atenda o máximo de suas necessidades. Boa sorte e obrigado pela visita.

Anônimo disse...

Legal seu blog!

Unknown disse...

Ola.

Tenho uma KIA CERES 4X4, cabine simples. É a versão antiga da Bongo.

Quanto às rodas, se forem iguais às minhas, são realmente um horror, parecem de brinquedo. Na minha o espaço entre as rodas e a carroceria dá quase pra colocar mais meia roda.
A furação (das minhas) é 5 X 6,5" (165,1) e dificeis de achar MAS!! essa é a mesma furação da DEFENDER e na Rodas Santa Rita sempre tem algumas usadas, de ferro (não lembro se de 8"), pra vender por um preço bom.
Tem uma desse pessoal http://galeraecoturismo.blogspot.com/2009/05/fotos-da-transformacao-do-coracao.html com rodas largas e pneus 33", mas ele comentou comigo que forçou muito no peso/atoleiros e acabou quebrando o cambio. Ele agora usa pneus 31" e disse que ficaram ótimos.
A minha está no estaleiro fazendo cambio e diferencial, o dono anterior andou SEM OLEO!!! e moeu tudo.

Bongo disse...

Fala Jorge! Bem vindo ao blog.... O Kia Ceres 4x4 está ficando famoso pelas transformações que fazem neles para as trilhas. Esse do link que vc mandou ficou bem bacana mesmo! Realmente exageraram um pouco no pneuzão! Haja motor e câmbio para virar tudo aquilo na lama! Essa semana vou na Sta Rita para ver o que dá para fazer. Boa dica, obrigado! E apareça sempre! É incrível como a quantidade de gente acessando o blog aumenta semanalmente! Até mais, Tonico

Unknown disse...

OLá estou quase comprando um bongo 2500 tci CS com rodado duplo e vou colocar carroceria de madeira ,temo um reflorestamento e volta e meia precisamos puchar algumas escoras levar motoserra entre outras coisas,temo hoje uma s10 95 deluxe 2.2 muito boa,mas para levar algo á máis q sua pequena caçamba pode além de ser de lata, não dá..judia muito,a estrada de acesso é bem boa poucas pedras e alguns pontos com mato alto mas a S10 vai firme,minha pergunta é..Será uma boa compra custo beneficio?Em relação á rodado duplo..dizem quem tem q melhora a estabilidade e pode levar mais..será que é uma boa?Muito bom seu blog;;

Bongo disse...

Oi Thiago, desculpe a demora em responder!

Um amigo comprou um 2500 com rodado duplo para a fazenda e parece que colocou uma carroceria de madeira também. Acho que ainda não deu tempo dele comparar com os outros veículos da fazenda, mas vou perguntar em breve. Na comparação com a S10 acho que vc terá algumas vantagens como maior capacidade de carga, diesel e, talvez, menos atoladas por causa do rodeiro duplo...mas isso só a experiência vai mostrar... Aliás, troquei minha S10 pelo Bongo CD 4x4 porque estava cansado de passar vergonha atolando em qualquer cantinho que até Fiat Mille passava!!! :)

Unknown disse...

ola amigo meu nome é lucas e meu pai comprou um bongo cabine dupla completo equeria saber aonde que vc achou queles protetores embaixo do bongo
e aproveitando nessas suas viagens vc andou a quanto no bongo
pra eu saber e bem amaciado o motor ele consegue chegar nuns 140 a 150 , e vc ja ficou atolado com o seu bongo

Bongo disse...

Olá Lucas. Vc encontra telefone/e-mail para os protetores aqui no Blog. Não sei exatamente onde, mas sei que estão por aqui!! :) Rapaz, acho que o Bongo só vai andar a 140/150 se estiver em queda livre em um penhasco ou de um avião! Não tem estabilidade nem motor para isso tudo, mas..... deve existir quem o faça! :) O Bonguinho nunca atolou, mas também nunca foi sujeitado a trilhas pesadas. Ele é bastante alto, então com um pouco de técnica vc passa por 99,9% dos problemas numa boa. Boas viagens para vcs também....

Unknown disse...

ola grande amigo o bongo chegou e estamos muitos felizes com este veiculo procuro saber se vc achou ou sabeaonde tem uma outra roda pro bongo e percebemos que ele pul muito vc sabe quantoo pode echer o pneu do bongo para ele ficr melhor abraços te mais

william disse...

Tenho um idêntico, e já conseguimos chegar aos 140km, em uma reta de descida, perto de ALTEROZA.
Subimos tambem, perto de AIURUOCA, até à "pousada doladodelá". Não foi fácil, mas conseguimos. Os 3 último km são os piores! Mas vale a pena.

William

Bongo disse...

Viu??? Eu falei que alguém o faria!!! heheeheheh

Quanto às trilhas....o bichinho é valente sim! Claro que o pessoal do 4x4 "avançado" - com carros preparados só para fazer trilhas - sempre vai dizer que não serve, mas nós - mortais - podemos nos divertir com o que temos, né??? É só tomar mais cuidado e evitar extremos....

Unknown disse...

Olá amigo, boa tarde, em tenho um Bongo K2500 ano 2009 Baú de carga seca, eu tinha uma dúvida em relação ao consumo dele mas pude verificar que não esta ruim eu faço em média 9,5 por litro dentro da cidade e acho que varia muito de acordo como andamos esse veiculo e de carga e não foi feito para correr por isso não passo de 80 km muito difícil passar disso, estou muito satisfeito o que você acha desse consumo do meu bongo.

Unknown disse...

Olá boa tarde, possuo um Bongo K2500 ano 2009 Baú carga seca, eu tinha uma dúvida quanto ao consumo dele poís eu faço em média 9,4 por litro dentro da cidade, acho que isso se deve a forma de como andamos esse carro e de carga não foi feito para correr minha velocidade e média e de 80 Km muito difícil ultrapassar essa velocidade e faço a manutenção regularmente, o que você acha desse consumo esta em uma média legal, grato e boa tarde.

Unknown disse...

Comprei um bongo k2500 coloquei baú nele,fiz minha primeira viagem nele gostei muito o maximo que consegui correr com ele foi 140 sendo que fui batendo.

Unknown disse...

Comprei um bongo k2500 coloquei baú nele,fiz minha primeira viagem nele gostei muito o maximo que consegui correr com ele foi 140 sendo que fui batendo.

Anônimo disse...

Bom dia a todos!
Acabei de ler algumas mensagens sobre bongos, e o mais legal é todo mundo tem e gosta dele.
Eu comprei um senhor bongo, quando digo senhor é que ele é velhinho o ano é 98.
Faz na cidade 11.5 vazio e 10.0 carregado.
Na estrada faz 12.5 vazio e 11.5 carregado acho que a media esta bem.
Meu problema é que mos documentos consta caminhão e na traseira tem rodagem rodagem dupla ou seja:
Temnque entrar na balança e pagar pedagio dobrado o valor.
Alguem sabe dizer o que da pra fazer neste caso se uma adaptação de rodas traseiras ou troca de cubo de roda ou mesmo do diferencial completo de outro bongo se servir.
Alguem pode me ajudar?

Perdi disse...

ou adiquirindo um bongo ano 2014 , mas vejo muitos comentarios ruins sobre ele em outros sites . Será que vou me arrepender?

falam muito do bico de combustivel que é muito caro e outros itens . O que acham ?

Anônimo disse...

Boa tarde vocês sabem se te como colocar rodado duplo aro 14 na bongo?

Unknown disse...

Tenho um kia 2007 bingo eu troquei os aros 14 por 15 e tô tendo problemas direto com a transmissão será que tem algo aver

Gequario disse...

Ola!Tem sim eu ja vi.Porem nao sei de qual modelo sao estas rodas.Ja perguntei, pesquisei porem ainda nao descobri!

Anônimo disse...

Estou pensando em comprar um KIA BONGO zero km para minha chácara, e gostaria de saber se existe alguma modelo com a roda traseira dupla (dois pneus) como n F4000. Alguém saberia informar? Eduardo

Unknown disse...

Alguem sabe me dizer onde encontro as sinaleiras dianteiras dokia bongo 2700 ano 98, no mercado livre tem so a direita,po ser antigo estou com dificuldades de achar a lado do passageiro