Revisão de 10 mil KM

Parece incrível, mas lá se foram 6 meses e 10 mil quilômetros de vida! Tudo vai muito bem no dia a dia de uso do carro, embora isso praticamente se limite a ir de casa para o trabalho e voltar: 15 minutos de manhã, 15 minutos à tarde. Hoje (11/10) véspera de feriado fizemos uma viagem curta até Ibiúna (300km no total).
A novidade mais recente foi a revisão de 10 mil (obrigatória para a garantia). Marquei o horário no dia anterior, entreguei o carro cedinho e peguei à tarde. Aproveitei para pegar os dois aros extras que havia encomendado na revisão de 5 mil e que só chegaram uma semana atrás. Tenho até vergonha em admitir, mas fui extirpado em 605 reais para trocar o óleo (8 litros), o filtro de óleo e o filtro de combustível! Só isso! O manual cita um monte de reapertos e checagens que devem ser feitas, o que resulta em uma cobrança de 280 reais de mão de obra! Dá para acreditar nisso? Quero acreditar que todos esses reapertos foram feitos! Vc acha que eu devo? :)
Hoje no jornal (Caderno Autos do Estadão) havia uma propaganda da Chevrolet que minha esposa fez questão de ler em voz alta: "Revisão de 10 mil km da S10 - R$ 180,00". Putzgrilo!!!
Bom, mas é isso aí...... Fica o novo aviso de que as revisões doem MUITO no bolso! Segurar a tal garantia de 3 anos custa caro!
Aliás, outro dia fui a uma loja onde o proprietário tem vários Bongos e HRs. Me disse que NUNCA fez revisões obrigatórias. Com o dinheiro delas poderia comprar um Bongo zero! Exagero ou não, fica registrada a posição de um cliente realmente comercial dos nossos "carrinhos"....
Ahhh, mais um detalhe importante: a troca dos alto-falantes originais! Nossa! Depois de semanas de ruídos insuportáveis, passei na Tecnison para trocar os falantes. O rapaz que fez o serviço dava risadas do material original: um falantezinho ridículo preso em uma enorme moldura plástica de 6 polegadas! Não dá, né??!!??. É só pra dizer que tem preparação de som?? Melhor não fazer nada então! Bem, troquei os dito cujos por um belo par de 6 polegadas com potência de sobra! Agora dá para escutar música de verdade!

12 comentários:

Max disse...

Meu amigo, obrigado ppelas orientaçöes.
Eu vou fazer a minha amanhä. Estou bolado!
Näo tem jeito né? Tem que fazer pra manter
A a garantia. Eu fico com medo de dar defeito na caixa.
Qdo eu passo a 1 marcha, as vezes fica dura pra entrar. A a sua também?
Outra coisa a a minha bate muito a porta do carona.
Eles disseram q näo tem jeito é de fabrica. Pode isso!!!!Rs!!!!

Bongo disse...

Olá Max. Essa questão da garantia é complicada! Eles dão uma garantia longa mas te ferram nos preços das revisões! E, claro, ficamos sempre com medo de ter um problema mais grave durante esse período. O único serviço feito em garantia no meu foi uma troca de bomba de combustível, a qual a concessionária tentou empurrar com a barriga diversas vezes. Só resolvi quando fui reclamar na gerência direto... O atendente na recepção da mecânica é gente boa, mas é orientado a sempre empurrar o problema para você. A primeira conversa é que a culpa é do diesel. Depois dizem que que está OK mas não está.... Rapaz, dá um trabalho enorme conseguir que eles assumam a responsabilidade por algum defeito original de fábrica!!!

Lorena disse...

Olá, achei muito interessante o blog, parabéns e estou aqui para pedir uma ajuda.

Com um ano de uso o eixo do motor do meu bongo está danificado!!! Orçamento na Kia?
R$ 8.000,00!!! Acho que não deveria ter parado de pagar as manutenções da garantia, concordam? Se arrependimento matasse... Onde estaria eu neste momento??!! Max, vc fez a sua revisão como disse que faria?? Vá agora!! Rsrsrs

Eles me disseram ques há a possibilidade de retificar o eixo, imagino que seja algo bem mais barato. Vocês teriam indicação de quem conhece o assunto aqui no rio de janeiro?

Tô bolada!

Obrigada.

Abraços,
Lorena.

Jocarito disse...

Olá, eu desisti de fazer a minha revisão dos 10.000 km. na consecionária pelo simples fato abusivo do preço de r$ 660,00 só para trocar o oléo e filtros de oléo e combustível, em quanto em lojas especializadas de oléos o preço saiu por r$ 130,00, digo se levar o nosso cabritinho em um mecanico de confiança para fazer tudo que diz no manual das revisões não sai por esse preço EXAGERADO.

João Paulo disse...

Olá pessoal, tenho um Bongo cab simples e rodízios duplos, com baú Facchinni, e achei muito válido a iniciativa do blogueiro em criar este para quaisquer discussões sobre o veículo! Quero compartilhar o descontentamento com os serviços de revisão, principalmente preços. O meu irá fazer a revisão de 20K esta semana, e já achei R$950,00 na NASA em Rio Verde/GO!!! É importante verificar preços em mais de uma concessionária. Estou aguardando o orçamento da A.Alves de Uberlândia/MG. Também será hora de trocar as pastilhas de freio dianteiras, e o invés dos R$190,00 da revenda, paguei R$60,00 por pastilhas Frasle, iguais ou melhores que as originais e serão trocadas na revisão. Além das revisões caras, o unico problema que tive foi um furo na mangueira de combustível dentro do reservatório, fazendo entrar ar e aí já sabem o que acontece...mas foi trocada na garantia. Queriam me deixar 15 dias esperando a nova chegar da fábrica, pois segundo eles não podiam ceder a mangueira do estoque da loja por se tratar de garantia. O jeito foi fazer valer o direito de consumidor e eles a trocaram no mesmo dia. É pessoal...agente não pode abaixar a guarda não! Como nosso colega disse, são treinados para ir empurrando com a barriga os problemas do cliente...

Tirando isso, gosto muito do Bongo, que uso apenas entre o trecho Uberlândia-Rio Verde uma vez por semana. Algumas vezes carrego ele com cerca de 1T e aí é que fica gostoso de dirigir!

Até breve,

João Paulo

Tássio disse...

Vamos lá pessoal...
tenho 2 Bongos e tb adoro os "bichinhos"...
Nosso amigo ai que disse que tem algo batendo ao lado do carona, pode ir la no intercooler e dar uma abaixadinha nele, vc vai reparar que bem proximo a porta ele fica esbarrando na lata e faz um barulhão quando vc passa em alguns buracos. dos meus 2 baixei dando uma "leve" pisada no suporte dele. mais se tiverem duvida procurem a consecionaria. a outro amigo ai ta com problema na marcha... eu tb já tive, quando esquenta muito o motor e vc para o danadinho e poem em ponto morto... pode ter certeza, ponto morto mesmo, não entra mais nada. ate que com muito amor e pancada a marcha...plaaaftsss ... entra... TROCA DE ROLAMENTO DE EIXO PILOTO, E SE NÃO RESOLVER.., EMBREAGEM. no meus fiz os 2 so ficou bom mesmo quando troquei a embreagem. afinal a minha revisão dos 10 eu gastei 600 e qualquer coisa... a dos 20 com mó choradeira R$ 750 pila. e vamo nois de BONGO. só pra avisar, dis que com 20.000 rodados e uns buraco a turma que afunda o assoalho pode ir se preparando pra trocar catalizador... sobra só caquinho..

Att. Tássio
www.maqtecnaweb.com.br

Marcelo Barros:. disse...

Olá Amigo,
Tenho um Bongo 2500 ano 2011/2012,realizei a primeira revisão em uma oficina particular,pois sei q nas autorizadas o preço é bem elevado como você descreveu em seu blog,no entanto a troca de óleo,foram 5 litros com a troca do filtro,só que em seu comentário você afirma ter posto 8 Litros,agora ficou a dúvida.são 5 ou 8 litros(me refiro ao óleo do motor)

Att.


Marcelo Barros.

Bongo disse...

Olá Marcelo.... fazia tempo que eu não acessava o Blog. Bom saber que ele ainda é encontrável!!! heheeheh

Quanto ao volume de óleo, talvez seja a diferença de modelos, pois o meu era um 2700 4x4 CD. Na dúvida, siga o que diz o manual do seu modelo.....

Anônimo disse...

k 2500 tci 5,8 trocando o filtro

Anônimo disse...

boa noite tenho um bongo 2012 2013 mod novo, fiz a revisão de 1000 km e tudo tranquilo, agora com 10000 mil tomei um susto com o valor da revisão 1200 ja com desconto, estou pensando em não fazer pela kia. alguem tem uma sugestão?

Nelson Hagio disse...

Nelson.Diadema-sp
Eu tambem tenho uma Kia Bongo 2500,2012/2013 , achei melhor nao fazer a revisao pelo preco abusivo. quantidade de oleo do motor 7,5 litros

Nelson Hagio disse...

Diadema-sp
Tenho uma bongo 2012/2013, tb resovi nao fazer a revisao dos 10.000 ,o preco esta abusivo.
Quantidade de oleo 7,5 litros .