Meu nome é Bongo!!!

Olá! Meu nome é Bongo!!!! Sim, BÔNGO, com a tônica no primeiro "o", para diferenciar daquele instrumento musical "bongô"!!!! Conhece? Não? Bem, deixa pra lá.... Muito prazer!

Pois é.... No início eu também achei meio esquisito esse nome, mas agora já me acostumei... e adoro quando as crianças saem gritando Bongo! Bongo! Bongo! pela rua quando eu apareço! (Já já eu falo das crianças, são as minhas irmãs mais velhas).

Vou tentar me descrever em poucas palavras, tiradas do meu documento:

Veículo Utilitário
Tração 4x4
Cabine Dupla
Diesel


SIM, eu sou um carro....ou um "caminhãozinho" melhor dizendo! Olha essa foto que eu baixei do website do fabricante (KIA MOTORS) lá na Coréia:


A essa altura você deve estar pensando: "caramba, se o nome dele é esquisito, imagine este visual!!!"

Ahhhh, nem tanto, vai? Ao "vivo" eu sou muito mais legal que nessa foto. Vc precisa ver! Sério!!!

Teve muita gente que encheu o meu pai por causa disso e, depois, acabou se acostumando... e até gostando.... Meu primeiro apelido foi "veículo lunar", mas isso já ficou para trás. Bongo é o meu nome!!!
Embora eu tenha apenas um mês, meu pai já me contou como eu nasci, incluindo aqueles detalhes que a gente não gosta muito de ouvir. Olha só a história...

Tudo começou quando minha antecessora, uma S10 cabine simples, ficou pequena para as viagens da família. Aí veio uma Ford Explorer V6 4x2 a gasolina, um carrão, mas que bebe gasolina como se fosse bebida das mais baratas. Da fusão desses dois "espíritos" + as idéias de grandes viagens pelo Brasil, meu pai saiu procurando as opções existentes.

As condições para a escolha eram as seguintes:
  • Cabine Dupla (pelo espaço para as crianças)
  • 4x4 (para poder se aventurar mais naquelas estradas em linhas finas, tracejadas e pretas do guia 4 rodas!)
  • Diesel e sem firulas (um motor robusto e sem muita eletrônica para pifar bem onde não deve)
  • Com Caçamba (as canoas e os equipamentos de canoagem estão sempre conosco! Também tem a Luna, minha irmã labradora!)
  • Direção Hidráulica, Ar Condicionado e Trio Elétrico (essas coisas viram "meio básicas" depois da primeira vez, né?! Aposto que quando todo mundo tinha fusca ou variant não se falava nessas coisas "supérfluas"!
  • Preço bom (claro pô! ou dinheiro nasce em árvore na sua casa? :)


Como sonhar não é proibido, meu pai foi olhar na Toyota! Quase infartou com o preço, com a fila de espera (cadê a crise pessoal??) e com os custos agregados de seguro, IPVA etc! Sejamos realistas: o paizão é um professor de Biologia! Salário de escola!!! E definitivamente não acredita em MegaSena!
Atravessou a rua e foi olhar uma Ranger! Não conseguiu sentar no banco de trás sem dobrar o pescoço e encostar o joelho no queixo (quem tem 1,87m de altura sofre!). A versão com 4x4 também tinha um preço que mais lembrava aquele monte de $$$$$ em descrição de restaurante chic no guia Michellin de Paris. O seguro assustou, o preço dos pneus assustou, o IPVA assustou!

Já sem muita esperança passaram-se as outras.... S10, L200, etc, etc.... Caro, caro, caro, muito caro, caro,caro, apertado, caro..... e assim foi.....

Em meio à crise e à guerra de preços entre montadoras, especialmente as "importadas", diz meu pai que passou na frente da concessionária Kia de Alphaville e viu uma placona de preço num Sportage na calçada.... O que há dois meses era vendido por mais de 80 estava a 64???? ÔPA, disse ele!!! E foi olhar.... mais de curiosidade!!!!
E foi nesse dia que eu provavelmente tomei aquele primeiro tapinha no bumbum e comecei a respirar como uma nova idéia!!! Lá estava, no showroom, um primo em exposição (por absoluta falta de originalidade parece que meu tio o batizou de Bongo também! Vai entender....)

Ôpa, disse meu pai mais uma vez!!!! E ficou lá, olhando todos os detalhes por mais de uma hora. Foi para casa ruminando a idéia, ou melhor, ruminando o "como iria contar essa real possibilidade para a patroa" ? Diz ele que pegou uma folha de papel, escreveu todas as opções, todos os prós e contras de cada uma (características, preços, custos agregados etc) e, então, uma a uma, eu fui sobressaindo! O mais belo nenê no grande berçário da maternidade automotiva!!!

Melhor que ser escolhido no cara ou coroa, né???

Dia de Test-Drive..... Uau, o vendedor de Alphaville sentiu firmeza no paizão, pois nenhuma outra concessionária se importou em procurar atender esse pedido (tá certo que foi tudo por telefone! Mas um test-drive é importante! Todas as concessionárias deveriam disponibilizar rapidamente!).

Uma volta no quarteirão e todo mundo estava cheio de sorrisos. Minha mãe, meio doidona (vide o marido dela!!! que escreve blog fingindo ser um caminhão!) achou o máximo!

A grande dúvida que ficou foi o conforto, ou melhor, a falta de conforto por causa do "chacoalhar" contínuo - caminhãozinho vazio é assim mesmo, sabe? Pula que nem cabrito! No asfalto "de M....." de nossas cidades isso é complicado!

Putz, mais 2 ou 3 noites de incerteza! Afinal, as economias de vários anos não podem ser assim "arriscadas" em uma escolha impulsiva.... Diz meu pai hoje que por um fio de cabelo meu nome não foi Sportage.... Já pensou?


Bem, um homem tem que fazer o que um homem tem que fazer! (em inglês essa frase fica bem melhor, não?). Papai assinou minha certidão de nascimento!!!! Dia 15 de abril de 2009!

Chequinho de entrada para firmar o negócio e prazo de uns 3 dias para tirar as moedinhas de todos os cofrinhos da casa e pagar o resto! Descontão para pagamento integral à vista, valia a pena a correria!
Seguindo a tradição, ou melhor, a total falta de opção, eu viria todo vestido de branco da maternidade. MAS, por acaso, mamãe viu na TV uma outra concessionária oferecendo a opção "azul escuro"!!! Mais um "ôpa" e um aperto no vendedor: quero azul, quero azul!!! Trocaram minha roupa no contrato!


Uma semana de espera, despachante atrasou, etc. Dia 29 de abril papai foi me buscar!!!! Enchemos o tanque no posto próximo e.... Ahhh, que delícia..... Lar, doce lar!

A Primeira Viagem!

Cheguei em casa numa quinta-feira. Na sexta as malas já estavam arrumadas para nosso primeiro passeio até Ubatuba.


Antes de carregar qualquer coisa, ganhei um "borrachão" na caçamba para proteger o piso e laterais contra riscos e batidas. Fomos buscar lá na Borrachas da Móoca que, como o nome indica, fica bem pertinho do fim do mundo.... Mas, foi só lá que encontramos esse tapete de borracha com 5mm de espessura e 2 metros de largura. Meu pai é meio detalhista e não queria que tivesse emendas na proteção (o piso da caçamba tem 1,63m de largura X 1,87m de comprimento). Minha avó de 81 anos foi junto nesse "passeio", mas ficou com dor nas costas depois de saculejar 4 horas seguidas! Nós avisamos antes.....mas ela queria aproveitar o passeio com as crianças.
Em casa o borrachão foi recortado com 5cm a mais de cada lado, criando uma pequena dobra para cima nas laterais que protegem melhor a base. Ficou muito bom. Se vc quiser um igual, programe-se para gastar R$250,00 na peça de 2x2 metros. As sobras servirão para muitas outras coisinhas, você vai ver depois.
Caixas estanques carregadas, cadeirinhas presas no banco traseiro e lá fomos nós.... A velocidade ideal de cruzeiro fica entre 90 e 105km/hora. O tacômetro fica entre 2500 e 3000rpm, garantindo um funcionamento suave e sem abusos. Se você gosta de correr, este não é o modelo para seu uso. Com apenas 83CV e um câmbio mais reduzido para ter força, não espere um desempenho esportivo deste caminhãozinho que lhe escreve! Na cidade sou ágil como qualquer carro, mas na estrada você vai ter que se contentar com as faixas do meio e da direita! Esqueça a faixa da esquerda na Ayrton Senna! Algum maluco a 150km/hora vai me atropelar!!! Por outro lado, aproveite para se divertir com as crianças e uma boa música! A cabine dupla é enorme!!! As minhas irmãs, com 2 e 4 anos de idade, espalham um monte de bonecas pelo chão e pelo banco e vão brincando sem parar. O espírito da família tem que ser de também aproveitar a viagem, não apenas chegar no destino o mais rápido possível.
Não há quem não olhe para mim!!! Percebo muitos sorrisos de simpatia e algumas testas franzidas de dúvida! Paramos para almoçar na Fazenda Sta. Bárbara (Tamoios) e já veio gente olhar alguns detalhes! Algo me diz que estou mesmo me tornando uma opção real para famílias!!!!
Meu pai curtiu a descida da serra. Essa posição de dirigir (mais em pé) e a roda abaixo da cabine dão uma sensação diferente de um carro comum. A estabilidade é boa, mas também nada "esportiva". Não abuse! Passar em lombadas exige uma nova filosofia do motorista! Devagar, muito devagar!!! Agora dá para entender porque todo caminhoneiro quase pára em lombadas!
A viagem demorou uma meia hora a mais que o normal (com a Explorer). Mas, considerando que "torramos" mais de uma hora na parada de almoço, dizer que está com pressa é quase uma bobeira!
Voltamos no domingo, estrada mais vazia que o esperado. A subida da serra foi lenta, mas não chegou a desesperar. Deixamos diversos "milles" para trás....mas só isso.
Primeira aferição de consumo: 9,4km/litro de diesel.
Odômetro total com 630km

Acertando os detalhes...

Bem pessoal, aqui vou mudar dessa forma de escrever como se fosse o próprio Bongo, ok? Muito engraçadinho, mas cansa ter que ficar se policiando em relação aos verbos, concordâncias e outras coisas.... Meu nome é Antonio Carlos (Tonico) e sou o tal "pai" do Bongo!!! :) Sim, sou eu que apareço naquela foto inicial, em uma canoa da Companhia de Canoagem (meu hobbie)

Semana de trabalho...inclusive no Bongo! Sentimos muita falta de um som durante a viagem, e essa coisa de cada um escutar o seu Ipod é o cúmulo da desconexão social!

Passei na TecniSom de Alphaville, onde fui atendido pelo Kenji, o proprietário. Fizemos um orçamento para o som, um bom alarme, insulfilm e módulos de vidros e travas elétricas, estes dois últimos para que tudo funcione ao toque de um botão do alarme (um conforto que herdei da S10 e que também passou à condição de "ítem básico"!! :)

O aparelho em si, um Pioneer sem muitas frescuras, mas com MP3 e entrada auxiliar, achei numa super oferta da Ponto Frio! Uns 150 reais abaixo do mercado! Até desconfiei, mas a loja é séria e tudo correu perfeitamente, como esperado.

A instalação do som (R$80,00) exigiu boa vontade do montador, pois parte do painel tem que ser removida para acessar os pontos de fixação! Notei uma certa raiva em relação aos carros coreanos neste aspecto!!! :) Mas, por outro lado, havia a curiosidade em relação ao carro, que destoava bastante dos carrões que por ali passam normalmente! Na vaga de um lado trabalhavam na instalação de um DVD em um Audi! Do outro lado, um baita som em um Camry novinho. Mas o Bongo, modéstia à parte, era o mais legal mesmo!!! (mudei a forma de escrever, mas continuo sendo um "paizão coruja"!)

O filme nos vidros deu uma aparência externa bem melhor, além de conforto térmico interno. A área envidraçada do Bongo é enorme! Por uma lado é fantástico, pois vc vê a paisagem completa, como se estivesse viajando de moto. Isso é muito importante em um carro "para viajar". Por outro lado, em um dia de sol vc esquenta como em uma estufa! Não hesite em colocar o filme de vidros em seu Bongo! (R$170,00). Vale a pena!

O alarme (R$240,00) + módulos (R$150,00) foram instalados no dia seguinte. Ao todo gastaram umas 10 a 12 horas de trabalho no carro, e o resultado ficou ótimo. Do orçamento total original só não fizemos a instalação dos vidros elétricos traseiros (o Bongo vem com vidros elétricos só na frente), pois seriam mais R$650,00 e ainda nem falamos de seguro, IPVA etc etc... Também procuramos a possibilidade de instalar travas para crianças nas portas de trás, mas isso ninguém instala! Tem que vir de fábrica! Não creio que a KIA tenha intenção de colocar travas infantis em um caminhãozinho da linha comercial, mas fica aqui a idéia!!! Foi para compensar esta "falha" que colocamos o tal módulo para travar todas as portas assim que se aciona a chave de contato/alarme. Com isso não corremos o risco de esquecer uma porta destravada para as crianças.

Pensando em segurança, também destacamos a ausência de cintos de 3 pontos no banco traseiro! Uma economia sem sentido da fábrica! Enquanto as nossas filhas usarem as cadeirinhas de segurança, tudo bem, pois estas ficam bem firmes apenas com os cintos abdominais, e possuem seu próprio cinto ajustável à criança. Mas, acho inconcebível o uso de cintos abdominais em um carro hoje em dia! A diferença de custo deve ser o que? Uns 50 reais?

Consultei a KIA quanto à instalação dos cintos de 3 pontos atrás e fui aconselhado a NÃO fazer esta alteração, pois "as colunas laterais traseiras não foram preparadas para isso" (dizia o e-mail que recebi do SAC). Mas, ainda vou "assuntar" um pouco mais sobre isso, pois é evidente na tal coluna lateral a presença de rebaixos para a fixação dos cintos! Aposto que este mesmo modelo vendido na Austrália vem com cintos de 3 pontos atrás.... Vou descobrir em breve e posto aqui!

Ahhhh, e os airbags???? Não tem nenhum! Ponto final! Melhor não bater o carro então!!!! hahahaahahaha

IPVA, Seguro e outros gastos

Depois de raspar os cofrinhos para pagar o carro, você ainda tem que se preparar para alguns gastos obrigatórios! Do IPVA e Licenciamento ninguém escapa! Fizemos pelo despachante da concessionária, pois fica praticamente o mesmo valor e tem-se o conforto de sair com o carro já emplacado, tudo certinho. Já o seguro, foi uma novela! Entre assinar o pedido no dia 15 e retirar o carro no dia 29, foram duas semanas de MUITA procura!
O primeiro grande problema é que a maioria das seguradoras enquadra o Bongo SÓ como veículo de carga comercial. Cotando com a Porto Seguro, que faz os seguros dos nossos outros carros, foi engraçado responder perguntas do tipo: a)transporta cargas explosivas? b) já possui rastreador de carga? etc...
Nada engraçado foi receber a cotação de 12 mil reais (20% do valor do carro!) da corretora! Só podia ser piada, engano, etc.... Mas insistiram que era aquilo mesmo!!!! Por outra seguradora (não lembro o nome), ficaria "bem" mais barato: R$ 6 mil!!!! - ou 10% do valor do carro. Naquele instante achei que tinha feito a maior besteira do mundo! Não havia pensado nesta questão (veículo comercial), pois meu uso é particular, doméstico, lazer...
Comecei a me desesperar e, portanto, a procurar outras soluções menos convencionais! Conversei com um grande amigo, da Transportadora Lemar, sobre o que eles fazem com seus caminhões.... Rastreadores, seguro, escolta armada, comboios etc!!!! Já me imaginei andando com um carrinho de escolta armada por aí!!! hahahaahahah Liguei para algumas empresas de rastreadores, mas achei tudo uma embromação.... Na prática, se você não conseguir avisar a empresa em menos de 20 minutos, bye bye carro!
Aí, veio a idéia de consultar meu gerente de conta bancária! Quem sabe ele conseguiria explicar na seguradora do Itaú que o meu carro é um carro, não é um caminhão? No documento sai escrito caminhonete, utilitário! Não caminhão!!!! Como estava fora de horário, dei uma assuntada no website de seguros do Itaú, onde vc pode fazer uma cotação sem compromisso! E não é que o Bongo estava lá entre as opções???
Completei meu perfil e....voilá!!! Seguro completo por 3 mil reais!!!! Ou seja, 5% do valor do carro! Como qualquer outro!!!! Tá certo que eu trazia um bônus 10 de outro carro, mas as outras cotações também contemplavam isso! No dia seguinte bati o martelo!!!! Uau..... que alívio!
Alguns amigos brincaram.... -"Pra quê seguro?? Ninguém vai roubar este treco!!!"
Tá bom!!!

ALGUMAS FOTOS

Algumas fotos, tanto oficiais da Kia como do meu próprio....







Nem tudo é maravilhoso!

De modo geral, estamos muito contentes com nosso Bongo Cabine Dupla! Mas, alguns problemas devem ser apontados:

  • Vibração de vidros: quando semi-abertos, os vidros do motorista e do passageiro (da frente) vibram excessivamente, fazendo muito barulho. São vidros bem grandes, de modo que não vejo nenhuma solução próxima para isso. Na cidade (onde o asfalto ruim faz o Bongo chacoalhar bem) incomoda! Ou fecha-se tudo, ou abre-se tudo! Ainda bem que comprei com ar condicionado!!! :)
  • Vibração da direção: há uma leve vibração constante na direção, e não é resultado de falta de balanceamento. Parece que a coluna está ligeiramente solta dentro do seu "embuchamento", passando essa vibração ao motorista. Na revisão de 1000km não deram solução ao problema, e disseram ser "uma característica normal"! Ahhh???????
  • Falando em revisão de 1.000km, que ROUBO!!! Fizeram a troca de óleo (8 litros) e filtro de óleo pelo absurdo preço de 250 reais!!! E ainda colocam um óleo ruim (CH-4) de marca desconhecida (VS?). Em qualquer posto BR de SP vc pode comprar um óleo bem melhor (CI-4 Top Turbo) por menos da metade do que cobraram!!!! Será que é pra isso que dão essa garantia de 3 anos ou 100.000km? Só para explorar o consumidor por mais tempo?

Mas a maior decepção mesmo é a "pintura" do carro!!!! Nunca vi nada parecido!!!! O primeiro "sintoma" surgiu quando, para colocar uns adesivos da Companhia de Canoagem, tirei os adesivos "4X4" das tampas laterais da caçamba. Como ficaram umas marcas e "grudes" do adesivo anterior, passei uma cera automotiva (cera mesmo, NÃO pasta de polir!) e tirei após a secagem. O paninho saiu azul! Caramba, nunca havia visto aquilo acontecer! Fiquei procupado e chateado!

A segunda evidência vi hoje, 02/06/2009, quando fui limpar a caçamba. Onde o "borrachão" de proteção encostou na lateral da caçamba, a tinta foi eliminada!!!! Vejam as fotos! A linha azul no borrachão é tinta, pó de tinta azul!!!! E não pensem que houve alguma carga aplicada ou algo assim. Foi só o contato da borracha contra a pintura!

Vou escrever para a fábrica e pedir informações. Posto aqui o resultado em breve!


Mais detalhes e acertos

Com os problemas de desgaste da pintura sob o borrachão, resolvi fazer uma mudança simples: eliminei as abas de borracha que subiam na lateral ! Para ficar perfeito, recortei o tapete com exatos 1,685m X 1,885m. Com isso, a borracha entra entre as tampas laterais e o piso da caçamba, ficando presa de uma forma justa e perfeita! Outra vantagem é deixar a drenagem de água livre na parte frontal da caçamba, eliminando assim acúmulos de água após a chuva ou lavagens. Verifique apenas que esta drenagem esteja sempre livre de folhas e outras sujeiras, pois ela é bem apertadinha!
No interior da cabine, a título de segurança para as crianças, reloquei o extintor de incêndio, que ficava absurdamente exposto no meio da cabine. Certamente foi alguma gambiarra resolvida sem capricho na hora de "nacionalizar" o veículo. O equipamento foi transferido para a dianteira e sob o painel direito, mas ainda penso na possibilidade de colocar na base do assento do motorista ou algum outro local mais prático e rápido! Uma coisa é certa: tire o extintor desse lugar original antes que alguém perca um pedaço do pé ou acerte as perninhas!!! (no caso de crianças principalmente!).
OBS: nota-se que trata-se mesmo de solução do tipo "gambiarra" pois estão faltando as proteções plásticas nas dobradiças do banco frontal que, quando levantado, é o acesso ao motor do veículo. Nas dobradiças que foram usadas para fixar o porta-extintor não tem as proteções, e nas outras tem!!!! Ai, ai, ai......

BONGO Cabine Dupla 4x4 equipado : VENDE-SE

BONGO VENDIDO NO DIA 15/Maio/2010...snif snif snif.... Ficaremos com saudades!!! Boa sorte com seu novo dono!!!! Que ele cuide de você com o mesmo carinho....

Pessoal, é com grande pesar que estou anunciando a necessidade de vender nosso Bongo! Uma "nova realidade empresarial" (também conhecida como desemprego!!!) está nos rondando, de modo que não podemos mais nos dar ao luxo de certas coisas. É uma lástima, mas a educação e a saúde da família são os pontos prioritários agora.


Toda a história de nosso Bongo está aí no Blog! Ele está em perfeitas condições, muito bem equipado e com apenas 9 meses e 15.200km rodados (90% em estradas). A primeira parcela de IPVA 2010 também já está paga e todas as revisões feitas para manter a garantia de 100.000km, etc.


É um carro muito bacana, valente e vamos sentir muita falta dele. Quando as coisas melhorarem será nossa opção novamente.... Aos amigos bongueiros, se tiver espaço na viagem para o sul já estou me candidatando !!! :)
O preço estou formando da seguinte maneira:


(Valor do carro + acessórios) - 15% = R$ 59.000,00 à vista VENDIDO
Entre os acessórios estão:
som c/mp3 Pioneer
alarme completo
kit de módulos para travas e vidros elétricos se fecharem automaticamente
insulfilm
tapete de borracha 5mm sem emendas na caçamba
2 aros de roda originais Kia novos
proteção em aço zincado de toda a parte inferior feita sob medida
engate para reboque leve
proteção para bateria, caixa de fusíveis e filtro de óleo
tapetes internos em tecido e borracha
O modelo é o mais completo disponível na linha Kia, com ar condicionado, 4x4, direção, vidros elétricos etc.
Procuro novo dono que tenha amor pelo carro e se comprometa a nos mandar umas fotos de vez em quando!




Segunda viagem.... Demais!!!!!!

Organizamos nossa segunda viagem a Ubatuba e Paraty. Saída na sexta-feira pela manhã, almoço na estrada e pernoite em Ubatuba. Sábado cedo fomos a Paraty!
Parada no posto Ipiranga próximo ao 2o balão de acesso a Ubatuba, onde o diesel é bom (segundo testemunho dos locais...) e o atendimento também. Média de 9,8km/litro. É engraçado encostar nas bombas de diesel, geralmente ocupadas por carretas e afins.... O Bongo é bem mais alto que qualquer carro, mas ficou baixinho perto do Mercedes Axxor (lindo!) em frente!.
A Rio-Santos é mesmo o máximo!!!! Paramos na praia do Prumirim, uma das mais belas praias que conheço. Ninguém à vista, céu azul, sol quentinho de outono. As ilhas em frente à praia dão um visual único! Ficamos só uns 45 minutos e seguimos em frente.
Em Paraty cumprimos o programa-padrão, especialmente com duas crianças pequenas: voltinha no centro histórico, almoço delicioso (parrillada de frutos do mar, perfeita!), sorvetes e comprinhas de artesanato. Iniciamos o retorno às 3 da tarde, pois queríamos ir até o vilarejo de Paraty-Mirim. A estradinha de acesso continua meio precária, mas fácil para qualquer carro. Obviamente estufo o peito e engato um 4x4 só para exagerar! Já que tem, vamos usar né? :) Tudo funciona perfeitamente!
Voltamos ao asfalto e retornamos a Ubatuba. Em casa passo uma agüinha em todo o carro, claro!!! Domingão na hora do almoço voltamos a SP....argh!

Acessórios sob medida.

Falar em acessórios para um Bongo é realmente improdutivo! Até mesmo na concessionária! Não existe nada, ninguém conhece o carro, não há volume de vendas que justifique qualquer desenvolvimento..... OU SEJA, se você quer alguma coisa, faça você mesmo ou procure quem o faça!!!!
O máximo que encontrei no mercado foi "jogo de tapetes para Bongo cabine dupla", por 120 reais! Por sorte ganhei um de brinde na concessionária!!! :) Vai ver que eles dão esse brinde porque é a única coisa disponível!!! hahaahaah
Procurei os faróis de milha e nada! Procurei as borrachas de proteção para as bordas superiores das tampas da caçamba e nada! Procurei engate e nada!
Por um acaso cruzei o caminho com o Octávio Sarmento, de Campinas, que desenvolve protetores (cárter, transmissão, tanque de combustível etc) para todos esses carros meio diferentes! Ele inclusive preparou alguns Bongos que serviram de apoio à equipe de rally da Kia, acho que em 2005!!! Muito atencioso, prontificou-se a desenvolver as peças para o meu Bongo, especialmente após saber de nossas intenções de viagens mais longas pelo Brasil e América do Sul (depois eu conto mais sobre estes planos!). Consegui me organizar para fazer uma visita à oficina no dia 29 de maio, sexta-feira.
O Octávio é um cara que precisa ser conhecido! Tá na cara que ele gosta do que faz e faz muito bem feito! O tempo passou voando! Aprendi MUITO com ele! Com o Bongo levantado no elevador, fomos olhando detalhe por detalhe do que pode e precisa ser feito para proteger a parte de baixo do veículo contra pedras, galhos e outros "agentes de destruição" que eventualmente atropelamos nas estradas de asfalto e terra!
É incrível o nível de exposição existente no Bongo! Da caixa de direção (bem na frente, prontinha para ser arrancada!) até o eixo cardã traseiro, existem dezenas de áreas que podem ser facilmente atingidas por um objeto estranho, transformando sua viagem em uma desgraça!
Se vc tiver oportunidade, veja apenas o conjunto de evaporador/ventoinha do ar condicionado! Parece que esta alí só esperando para ser destruído pelo primeiro toco de madeira que vc atropelar na Marginal ou na Castello Branco (onde circulo algumas vezes por semana!). Há também um chicote elétrico importantíssimo que sai de uma caixa de fusíveis (atrás da cabine, lado esquerdo) que forma uma alça que parece pedir para ser arrancada! As caixas de transferência (câmbio e 4x4) também são bastante expostas, etc etc etc.....
De opcionais passei a ver estes protetores como totalmente obrigatórios!!!!
Tiramos algumas medidas grosseiras para uma idéia inicial de orçamento! As medidas exatas serão tiradas de um Bongo semelhante que será emprestado pela Kia para isso especificamente (sim, o Octávio conhece os canais pertinentes!!! Que bom!!! :)
Chegamos a um valor entre 800 e 1200 reais, o que considero bastante justo visto a importância e a qualidade do serviço! É daquelas coisas que, embora fujam um pouco do orçamento doméstico normal, pagamos com prazer! O retorno é garantido!
Você pode entrar em contato com o Octávio pelo e-mail: road.tech@hotmail.com

Nenhuma resposta da Kia e outros detalhes

Enviei mensagens para a Kia do Brasil e para a Kia na Coréia sobre o defeito na pintura. NENHUMA resposta!
Viajei durante esta semana passada e, ao chegar, peguei um recado do chefe de oficina da concessionária de Alphaville em meu celular. Amanhã vou ligar para ver do que se trata. Espero que seja alguma boa notícia.
O carro está em Campinas, sendo trabalhado pelo Octávio, pois a Kia não tinha nenhuma unidade para emprestar para a tomada de medidas. Como eu realmente preciso destes protetores prontos para as próximas duas viagens (Rio Cristalino e Pantanal -Mato Grosso), achei melhor ficar duas semanas sem carro do que sem carro no meio do nada... :)
Depois de muito procurar, achei um fabricante de engates na Inglaterra (sim, pasme!!!) que produz um modelo específico para o K2700. O mais difícil vai ser achar alguém que traga este monstrinho para mim, pois pagar o frete (caríssimo por causa do peso!) + imposto de 60% sobre produto + frete está fora de questão.
Alguns fabricantes no Brasil até se dispuseram a fazer um sob encomenda, mas admitem que será um trabalho bem artesanal. O engraçado é que nenhum entendeu o diagrama de instalação que vem no manual do carro, pois é pouco detalhado e apresenta dimensões aparentemente impossíveis! Devo admitir que eu também não entendi o tal diagrama..... Três ou quatro páginas inteiras do manual e não se chega a nenhuma conclusão! Se alguém tiver uma solução, por favor me informe!

A pintura é mesmo uma droga!?!

A fábrica atendeu meu pedido de atenção à pintura, através da concessionária mais próxima (Alphaville), que me pediu para passar lá e explicar o problema. Escutaram com uma cara meio plástica e, ao final, deram uma resposta também "plástica": "Não temos serviço de pintura aqui nesta concessionária, portanto não podemos dar uma opinião sobre o problema". Ponto final! Dei risada e fui embora, após perder duas horas de meu escasso tempo.....
Consultei um amigo que possui uma indústria de tintas e entende um tanto do setor automotivo. Seu parecer foi: "aparentemente falta o verniz de acabamento/proteção, que pode ser PU ou epóxi. Ou esqueceram, ou simplesmente não aplicam para baratear o produto final....." Caramba!!!! Pensei comigo mesmo!!!! O ditado "You get what you pay for" me veio logo à cabeça.....
Algumas soluções:
a) acionar o PROCON, pois tal defeito não deve ser admissível.... (a verificar!)
b) pagar um serviço de aplicação de verniz em alguma oficina de pintura automotiva
c) usar assim mesmo e, quando o carro estiver bem horroroso, fazer uma pintura geral seguida do verniz de proteção....
Ainda estou pensando em qual seguir, mas pretendo entrar em contato com a fábrica antes para ter uma resposta oficial, já que a concessionária não atendeu nem 0,5% da demanda!!!!

A primeira GRANDE viagem!

No dia 02 de julho de 2009 parti para a primeira grande viagem com o Bongo. Com um grupo de amigos vamos ao Rio Cristalino, no Mato Grosso, para uma expedição de canoagem. Serão 2800km de "asfalto" (aspas principalmente para alguns trechos em Minas Gerais da BR153!), 500km de terra e 240km de rio....aí nas canoas!

O Bongo ganhou um resistente suporte (rack) para as canoas e uma elegante cobertura para a caçamba, projetada e confeccionada por minha esposa em Cordura 600D bege para combinar com os adesivos. Olha só uma foto feita na estrada.....




O rack foi feito em tubos de aço de 30x50mm e 2,5mm de espessura! A estrutura foi fixada à caçamba através de 6 parafusos de aço passantes com porcas travantes em inox. Acertar os pontos ideais de furação foi uma ginástica, mas ficou perfeito e muito resistente!
Na estrada de asfalto o desempenho ficou dentro do esperado, ou seja, meio fraco! Nas subidas longas a perda de velocidade é evidente e reduzir para 4a e até 3a são eventos comuns. No outro carro, um Toyota Prado com uns 300HPs de potência, imagino que houve uma certa revolta em ter que me esperar!!!! heheheeheheheh Obviamente não me preocupei com isso, pois já era esperado e, como disse antes, faz parte da brincadeira!!!! :)
Saímos de minha casa em Barueri à meia noite e chegamos em Goiás Velho (GO) às 17 horas, percorrendo 1200km. No dia seguinte juntaram-se mais dois carros (uma Tracker e uma Strada) e fomos para Cocalinho-MT/Rio Cristalino-MT. Neste dia percorremos 900km entre idas e vindas para a logística do passeio em canoas, dos quais muitos em estradas de terra com razoável conservação, onde velocidades de até 80km/hora são viáveis sem riscos ou eventuais danos. Sete dias depois terminamos a remada e fomos buscar os carros para resgatar o grupo e equipamentos na beira do rio. Este já foi um trecho de terra bem mais exigente, feito em baixa velocidade por causa de buracos, bancos de areia etc. Por cautela usei o 4x4 na maior parte do trecho; sem ele certamente ficaria atolado em 2 ou 3 bancos de areia profunda que passamos.
Os pequenos pneus originais (uma grande preocupação inicial) se mostraram valentes e viáveis, mas já estou pesquisando outras opções mais resistentes. Depois conto um pouco mais sobre isso.....
Retornamos a SP no dia 13 de julho, em uma puxada de 1550km de uma só vez. Saímos às 7 da manhã e chegamos às 4 da manhã do dia seguinte, ou seja, 21 horas de estrada, mas com longas paradas para almoço e entrega de pessoas em Goiânia..... O fato é que a posição de dirigir é MUITO confortável e pouco senti cansaço. Boa música e pessoas para conversar também reduzem o tempo/cansaço significativamente.....
Chegando fui direto ao lava rápido do posto Texaco de Aldeia da Serra, onde retiramos algumas arrobas de poeira vermelha de todos os cantinhos. Nada que uma boa caixinha antecipada não resolva!!! :) Ahhhh, como é bom ver meu carrinho limpo novamente!
Para completar fui enfrentar o segundo assalto de revisão na concessionária! R$334,00 para a troca de óleo e filtro! Esses caras são realmente uma piada de mau gosto!!!!! Começo a duvidar seriamente da vantagem da tal garantia de 100 mil kms....com rabo preso a cada 5 mil! Safadeza! Certamente!!!!!

No uso diário....

Nem parece, mas já faz quase um mês que retornamos de viagem. Nesse período o Bongo tem sido meu carro de uso diário (a S10 e a Explorer estão à venda na loja de um amigo! Snif, snif....). Exceto pela cara de espanto dos vizinhos e "seguranças" de onde moro, tudo perfeito! :)
Ligar o carro nas manhãs geladas é muito fácil, bastando seguir a regra de aguardar a luz indicadora da vela de pré-aquecimento apagar. Liga num toque do motor de arranque! Já o monte de fumaça que sai no primeiro quarteirão que rodo é outro assunto! Uma vergonha que passo toda manhã...... E não adianta deixar o motor esquentando uns dois ou três minutos.... O carro sempre sai dando umas engasgadinhas e cuspindo uma núvem de fumaça meio absurda! Mas, bastam uns 200 metros de percurso e tudo fica normal....
Outra mudança evidente é o "relacionamento" no trânsito. Você "simplesmente" muda de categoria "sócio-motorística" !!! Deixa de ser motorista de carro e passa a ser caminhoneiro, entregador, peão etc.... Muito engraçado! Caminhões te deixam entrar na frente!!! Até motoristas de ônibus ficam mais amistosos!!! Já o chegar em uma loja ou estacionamento de prédio (condomínio) com o Bongo cria algumas confusões. O mais comum é o porteiro querendo te indicar a entrada de serviços!!! :)
Por outro lado, sabe quantas vezes vieram me pedir esmola, colocar saquinho de bala no retrovisor ou oferecer folheto de propaganda, carregador de celular ou mapas nos faróis? Exato: nenhuma!!!! Que delícia! Motoboys também parecem pensar duas vezes antes de se meterem na frente ou do lado nas típicas manobras arriscadas (ou folgadas?) que fazem.....

O consumo anda na média entre 9 e 10km/litro. O odômetro chegou nos 8 mil km esta semana! Caramba, como passa rápido!

Uma ocupação interessante tem sido organizar o ENORME compartimento que fica sob o banco traseiro. A primeira providência foi forrar tudo com um tapete de EVA preto fino, pois originalmente está "na lata", ou seja, qualquer coisa vibrando lá dentro faria muito barulho. Depois aproveitei um monte de sacos de nylon rip-stop bem legais (que guardo há anos esperando algum uso!) para empacotar as coisas em diferentes "categorias". Tem um saco de cabos elétricos (chupeta) e mangueiras, um saco de ferramentas originais, um saco de ferramentas extras, um saco de cintas de amarração para as canoas, um saco com roupas de chuva/frio, um com lanternas e pilhas, kits de primeiros socorros, etc etc etc.... Modéstia à parte, ficou lindo.... e muito organizado.

Revisão de 10 mil KM

Parece incrível, mas lá se foram 6 meses e 10 mil quilômetros de vida! Tudo vai muito bem no dia a dia de uso do carro, embora isso praticamente se limite a ir de casa para o trabalho e voltar: 15 minutos de manhã, 15 minutos à tarde. Hoje (11/10) véspera de feriado fizemos uma viagem curta até Ibiúna (300km no total).
A novidade mais recente foi a revisão de 10 mil (obrigatória para a garantia). Marquei o horário no dia anterior, entreguei o carro cedinho e peguei à tarde. Aproveitei para pegar os dois aros extras que havia encomendado na revisão de 5 mil e que só chegaram uma semana atrás. Tenho até vergonha em admitir, mas fui extirpado em 605 reais para trocar o óleo (8 litros), o filtro de óleo e o filtro de combustível! Só isso! O manual cita um monte de reapertos e checagens que devem ser feitas, o que resulta em uma cobrança de 280 reais de mão de obra! Dá para acreditar nisso? Quero acreditar que todos esses reapertos foram feitos! Vc acha que eu devo? :)
Hoje no jornal (Caderno Autos do Estadão) havia uma propaganda da Chevrolet que minha esposa fez questão de ler em voz alta: "Revisão de 10 mil km da S10 - R$ 180,00". Putzgrilo!!!
Bom, mas é isso aí...... Fica o novo aviso de que as revisões doem MUITO no bolso! Segurar a tal garantia de 3 anos custa caro!
Aliás, outro dia fui a uma loja onde o proprietário tem vários Bongos e HRs. Me disse que NUNCA fez revisões obrigatórias. Com o dinheiro delas poderia comprar um Bongo zero! Exagero ou não, fica registrada a posição de um cliente realmente comercial dos nossos "carrinhos"....
Ahhh, mais um detalhe importante: a troca dos alto-falantes originais! Nossa! Depois de semanas de ruídos insuportáveis, passei na Tecnison para trocar os falantes. O rapaz que fez o serviço dava risadas do material original: um falantezinho ridículo preso em uma enorme moldura plástica de 6 polegadas! Não dá, né??!!??. É só pra dizer que tem preparação de som?? Melhor não fazer nada então! Bem, troquei os dito cujos por um belo par de 6 polegadas com potência de sobra! Agora dá para escutar música de verdade!

Fotos dos Protetores

Hoje entrou um comentário (do Raphael) sobre os protetores de baixo do Bongo e só agora me dei conta que ainda não havia postado as fotos deles! Seguem abaixo:

Kit desmontado no chão da oficina. Chapas grossas e zincadas.

Caixa de proteção de filtro, caixa de fusíveis e bateria + estrutura do engate.



Vista inferior montado.

Tudo bem protegido agora....


Fixação traseira ficou muito forte e bem acabada.
Cabe ressaltar qua não foi feito NENHUM furo extra para a fixação de todas estas peças. É aí que o capricho (quase arte!) se mostra....
  • Pessoal, aqui termina a 1a página do BLOG... Clique no link abaixo (mensagens mais "antigas") para as próximas páginas (estamos seguindo a sequência "inversa" dos blogs + comuns, que colocam as postagens mais recentes no início).
  • Postamos como se em um diário verdadeiro......
  • Se preferir, use o índice de mensagens lá no início da página à direita! Boa sequência!!! Tem mais um monte de informações..... :)


Mudar rodas e pneus. Sim ou Não???

Parece que as rodas e pneus originais do Bongo são os ítens que menos agradam os consumidores que visam seu uso em viagens e expedições. O pequeno diâmetro do aro (14) e a tala estreita reduzem significativamente a disponibilidade de pneus para uso misto. Outra dificuldade é acertar a abertura de cubo e a furação de fixação em um aro alternativo, que são medidas bastante específicas do modelo.
Mudanças de aros/pneus também implicam em algumas alterações gerais como altura livre do solo, marcação de velocidade no velocímetro / marcação total do odômetro, retomadas, velocidade final etc, além do eterno risco de serem usadas contra você (pelas seguradoras) no caso de uma colisão com danos e vítimas.
De modo geral, a instrução é sempre procurar manter as características originais do carro!
Até o momento tenho conhecimento de três soluções aplicadas, sendo que uma delas envolve alterações significativas e a um custo bastante alto. São elas:
  • a) aquisição de mais 2 aros originais Kia e montagem de estepes extras com pneus semelhantes aos originais. Embora não seja uma alteração propriamente dita, garante muito mais segurança ao viajante ao passar de um para três o número de estepes disponíveis. Essa é a solução que adotamos no momento, pois os pneus originais Hankook 6.70 R14 estão nos atendendo muito bem (75% de uso on-road!).
  • b) recapeamento dos pneus (carcaças) originais com bandas de rodagem mais "agressivas" para uso misto, mas mantendo as dimensões originais quase intactas. Essa é uma solução que vamos adotar (para dois estepes) em breve, assim que os pneus originais atingirem um desgaste que solicite a recapagem. Ela já roda em um Bongo 4x4 da Genius Tyres (Sorocaba/SP), que é quem faz essa recapagem a frio.... Ainda aguardo mais comentários e fotos por parte deles sobre isso para postar aqui no Blog.
  • c) montagem (solda) de aros maiores sobre os aros originais. Um amigo de Brasília fez isso em seu Bongo CD 4x4 e ficou muito satisfeito com o resultado! Disse que o carro "se transformou"!!! O serviço foi feito na Rodas Sta Rita (SP/SP) ao custo de R$450,00 por roda. Sobre os novos aros de tala mais larga foram usados pneus Wrangler MT/R 235 75 R15 (R$ 890,00 cada!), que ficaram milimetricamente ajustados aos paralamas e protetores originais. Segundo o proprietário, somente se acontecer uma pancada seca sobre a suspensão é que o pneu poderá raspar na superfície interna dos proteores dos paralamas dianteiros, mas sem danificá-los. Espero postar fotos dele em breve!

Ainda os pneus.... e mais algumas viagens

Essa semana resolvi que iria finalizar a questão dos pneus do Bongo. Como disse antes, comprei dois aros novos para montar um jogo de 3 estepes, o que certamente dá uma enorme autonomia e confiança para pegar estradas mais longas e remotas (a viagem ao Chile está chegando!!!).
A muito custo encontrei dois pneus originais (6.70 R14 10PR) da marca Kumho, que deixei reservados enquanto pesquisava outras opções. Na revenda Michelin de Alphaville fui muito bem atendido, mas não tinham nada que atendesse o meu caso (aliás, foi a primeira vez que viram um Bongo CD 4x4 por lá!!!). No próximo quarteirão passei na revenda Pirelli DellaVia, onde também fui muito bem atendido. Alí montamos um pneu 205/75 R14 em um dos aros para ver se encaixava bem no vão do paralamas. Ficou perfeito. MAS, fiquei com aquela dúvida quanto à tala necessária para o 205, visto que a tala do aro original é de apenas 5 polegadas (que atende bem até a largura 185). O pessoal da loja garantiu que não há risco do pneu sair, vazar ou arrebentar. Ele ficou apenas com uma cara mais "balão"...... o que até que agradou! Um detalhe extra é que esse pneu tem 3cm a menos no diâmetro total, ou seja, o carro desce 1,5cm na altura total, e algumas alterações de odômetro e velocidade vão acontecer.
Ohhh santa dúvida!!!!
Hoje entrou o comentário do Jorge sobre a possibilidade de usar aros das Land Rovers... Humm, será mesmo possível? Vou até a tal Rodas Sta Rita assuntar mais coisas. Ou seja, nada resolvido, mas espero que os originais continuem reservados!

Nesse meio tempo fizemos mais algumas viagens pequenas por São Paulo. No feriado de 2 de novembro fomos a Ribeirão Preto, para remar um trecho do Rio Pardo. O Bongo já deixou vários fãs por lá também.... :)

E você? Já tem um Bongo CD 4x4????

A quantidade de pessoas que estão encontrando esse BLOG cresce a cada dia. Parece que uma forma sincera de apresentar os fatos (pelo menos o que acontece com um - o nosso - Bongo!) serve tanto para agregar novos adeptos como para gerar mais dúvidas sobre esse exótico carrominhão. De modo geral as pessoas entendem que ele não é uma solução completa, que exige alguns trabalhos, especialmente para torná-lo um veículo mais preparado para viagens (nosso uso principal) etc... Mas, isso se aplica a qualquer carro, não é mesmo??! À não ser que vc possa comprar (e manter!) aquele Volvo XC90 que vive nos sonhos dos mais simples mortais..... hehehe.
Também não podemos esquecer que o uso principal para o modelo é comercial! E, conversando com outros proprietários nesta área, há sempre uma boa aceitação geral.
Se vc gosta de trabalhar um pouco no carro, criar suas próprias soluções e curtir o desconhecido, aí então o que parece problema., vira solução e prazer! :) Dá até tempo para escrever sobre ele....
Agradeço a todos que estão postando seus comentários. Aos que estão chegando agora, não esqueçam de clicar nos comentários postados em cada um dos tópicos principais, pois são contribuições dos visitantes do Blog e que o tornam ainda mais informativo.