Revisão de 10 mil KM

Parece incrível, mas lá se foram 6 meses e 10 mil quilômetros de vida! Tudo vai muito bem no dia a dia de uso do carro, embora isso praticamente se limite a ir de casa para o trabalho e voltar: 15 minutos de manhã, 15 minutos à tarde. Hoje (11/10) véspera de feriado fizemos uma viagem curta até Ibiúna (300km no total).
A novidade mais recente foi a revisão de 10 mil (obrigatória para a garantia). Marquei o horário no dia anterior, entreguei o carro cedinho e peguei à tarde. Aproveitei para pegar os dois aros extras que havia encomendado na revisão de 5 mil e que só chegaram uma semana atrás. Tenho até vergonha em admitir, mas fui extirpado em 605 reais para trocar o óleo (8 litros), o filtro de óleo e o filtro de combustível! Só isso! O manual cita um monte de reapertos e checagens que devem ser feitas, o que resulta em uma cobrança de 280 reais de mão de obra! Dá para acreditar nisso? Quero acreditar que todos esses reapertos foram feitos! Vc acha que eu devo? :)
Hoje no jornal (Caderno Autos do Estadão) havia uma propaganda da Chevrolet que minha esposa fez questão de ler em voz alta: "Revisão de 10 mil km da S10 - R$ 180,00". Putzgrilo!!!
Bom, mas é isso aí...... Fica o novo aviso de que as revisões doem MUITO no bolso! Segurar a tal garantia de 3 anos custa caro!
Aliás, outro dia fui a uma loja onde o proprietário tem vários Bongos e HRs. Me disse que NUNCA fez revisões obrigatórias. Com o dinheiro delas poderia comprar um Bongo zero! Exagero ou não, fica registrada a posição de um cliente realmente comercial dos nossos "carrinhos"....
Ahhh, mais um detalhe importante: a troca dos alto-falantes originais! Nossa! Depois de semanas de ruídos insuportáveis, passei na Tecnison para trocar os falantes. O rapaz que fez o serviço dava risadas do material original: um falantezinho ridículo preso em uma enorme moldura plástica de 6 polegadas! Não dá, né??!!??. É só pra dizer que tem preparação de som?? Melhor não fazer nada então! Bem, troquei os dito cujos por um belo par de 6 polegadas com potência de sobra! Agora dá para escutar música de verdade!

31 comentários:

Empresa disse...

Meu amigo, obrigado ppelas orientaçöes.
Eu vou fazer a minha amanhä. Estou bolado!
Näo tem jeito né? Tem que fazer pra manter
A a garantia. Eu fico com medo de dar defeito na caixa.
Qdo eu passo a 1 marcha, as vezes fica dura pra entrar. A a sua também?
Outra coisa a a minha bate muito a porta do carona.
Eles disseram q näo tem jeito é de fabrica. Pode isso!!!!Rs!!!!

Bongo disse...

Olá Max. Essa questão da garantia é complicada! Eles dão uma garantia longa mas te ferram nos preços das revisões! E, claro, ficamos sempre com medo de ter um problema mais grave durante esse período. O único serviço feito em garantia no meu foi uma troca de bomba de combustível, a qual a concessionária tentou empurrar com a barriga diversas vezes. Só resolvi quando fui reclamar na gerência direto... O atendente na recepção da mecânica é gente boa, mas é orientado a sempre empurrar o problema para você. A primeira conversa é que a culpa é do diesel. Depois dizem que que está OK mas não está.... Rapaz, dá um trabalho enorme conseguir que eles assumam a responsabilidade por algum defeito original de fábrica!!!

Lorena disse...

Olá, achei muito interessante o blog, parabéns e estou aqui para pedir uma ajuda.

Com um ano de uso o eixo do motor do meu bongo está danificado!!! Orçamento na Kia?
R$ 8.000,00!!! Acho que não deveria ter parado de pagar as manutenções da garantia, concordam? Se arrependimento matasse... Onde estaria eu neste momento??!! Max, vc fez a sua revisão como disse que faria?? Vá agora!! Rsrsrs

Eles me disseram ques há a possibilidade de retificar o eixo, imagino que seja algo bem mais barato. Vocês teriam indicação de quem conhece o assunto aqui no rio de janeiro?

Tô bolada!

Obrigada.

Abraços,
Lorena.

Jocarito disse...

Olá, eu desisti de fazer a minha revisão dos 10.000 km. na consecionária pelo simples fato abusivo do preço de r$ 660,00 só para trocar o oléo e filtros de oléo e combustível, em quanto em lojas especializadas de oléos o preço saiu por r$ 130,00, digo se levar o nosso cabritinho em um mecanico de confiança para fazer tudo que diz no manual das revisões não sai por esse preço EXAGERADO.

João Paulo disse...

Olá pessoal, tenho um Bongo cab simples e rodízios duplos, com baú Facchinni, e achei muito válido a iniciativa do blogueiro em criar este para quaisquer discussões sobre o veículo! Quero compartilhar o descontentamento com os serviços de revisão, principalmente preços. O meu irá fazer a revisão de 20K esta semana, e já achei R$950,00 na NASA em Rio Verde/GO!!! É importante verificar preços em mais de uma concessionária. Estou aguardando o orçamento da A.Alves de Uberlândia/MG. Também será hora de trocar as pastilhas de freio dianteiras, e o invés dos R$190,00 da revenda, paguei R$60,00 por pastilhas Frasle, iguais ou melhores que as originais e serão trocadas na revisão. Além das revisões caras, o unico problema que tive foi um furo na mangueira de combustível dentro do reservatório, fazendo entrar ar e aí já sabem o que acontece...mas foi trocada na garantia. Queriam me deixar 15 dias esperando a nova chegar da fábrica, pois segundo eles não podiam ceder a mangueira do estoque da loja por se tratar de garantia. O jeito foi fazer valer o direito de consumidor e eles a trocaram no mesmo dia. É pessoal...agente não pode abaixar a guarda não! Como nosso colega disse, são treinados para ir empurrando com a barriga os problemas do cliente...

Tirando isso, gosto muito do Bongo, que uso apenas entre o trecho Uberlândia-Rio Verde uma vez por semana. Algumas vezes carrego ele com cerca de 1T e aí é que fica gostoso de dirigir!

Até breve,

João Paulo

Tássio disse...

Vamos lá pessoal...
tenho 2 Bongos e tb adoro os "bichinhos"...
Nosso amigo ai que disse que tem algo batendo ao lado do carona, pode ir la no intercooler e dar uma abaixadinha nele, vc vai reparar que bem proximo a porta ele fica esbarrando na lata e faz um barulhão quando vc passa em alguns buracos. dos meus 2 baixei dando uma "leve" pisada no suporte dele. mais se tiverem duvida procurem a consecionaria. a outro amigo ai ta com problema na marcha... eu tb já tive, quando esquenta muito o motor e vc para o danadinho e poem em ponto morto... pode ter certeza, ponto morto mesmo, não entra mais nada. ate que com muito amor e pancada a marcha...plaaaftsss ... entra... TROCA DE ROLAMENTO DE EIXO PILOTO, E SE NÃO RESOLVER.., EMBREAGEM. no meus fiz os 2 so ficou bom mesmo quando troquei a embreagem. afinal a minha revisão dos 10 eu gastei 600 e qualquer coisa... a dos 20 com mó choradeira R$ 750 pila. e vamo nois de BONGO. só pra avisar, dis que com 20.000 rodados e uns buraco a turma que afunda o assoalho pode ir se preparando pra trocar catalizador... sobra só caquinho..

Att. Tássio
www.maqtecnaweb.com.br

Marcelo Barros:. disse...

Olá Amigo,
Tenho um Bongo 2500 ano 2011/2012,realizei a primeira revisão em uma oficina particular,pois sei q nas autorizadas o preço é bem elevado como você descreveu em seu blog,no entanto a troca de óleo,foram 5 litros com a troca do filtro,só que em seu comentário você afirma ter posto 8 Litros,agora ficou a dúvida.são 5 ou 8 litros(me refiro ao óleo do motor)

Att.


Marcelo Barros.

Bongo disse...

Olá Marcelo.... fazia tempo que eu não acessava o Blog. Bom saber que ele ainda é encontrável!!! heheeheh

Quanto ao volume de óleo, talvez seja a diferença de modelos, pois o meu era um 2700 4x4 CD. Na dúvida, siga o que diz o manual do seu modelo.....

Anônimo disse...

k 2500 tci 5,8 trocando o filtro

Anônimo disse...

boa noite tenho um bongo 2012 2013 mod novo, fiz a revisão de 1000 km e tudo tranquilo, agora com 10000 mil tomei um susto com o valor da revisão 1200 ja com desconto, estou pensando em não fazer pela kia. alguem tem uma sugestão?

Unknown disse...

Nelson.Diadema-sp
Eu tambem tenho uma Kia Bongo 2500,2012/2013 , achei melhor nao fazer a revisao pelo preco abusivo. quantidade de oleo do motor 7,5 litros

Unknown disse...

Diadema-sp
Tenho uma bongo 2012/2013, tb resovi nao fazer a revisao dos 10.000 ,o preco esta abusivo.
Quantidade de oleo 7,5 litros .

Anônimo disse...

ola eu sou o gil tenho um bongo 2013/2014 so fis a primeira revisao de 1000 a de 10000 nao tem como, agora estou com 16mil toda ves que freio faZ um barulho na suspensao nao sei oque e; ja levei no mecanico mas nao encontrou nada pasei em uma estrada DE 40KM DE CHAO A LUZ DO FPD ACENDEU LIMPEI O FILTRO DE AR E APAGOU; O CARRO NAO PRESTA PARA ESTRADA DE CHAO PEGUEI TAMBEM UM TEMPORAL E CENTIR QUE QUANDO EU ACELERAVA O CARRO PERDIA POTENCIA E NAO ENTENDI NADA NO DIA SEGUINTE REPAREI QUE NO FILTRO DE AR TINHA 2 DEDOS DE AGUA SEQUEI A AGUA E ESTOU TORCENDO PARA SER ISSO

Unknown disse...

Olá, VC sabe qual é o óleo usado no Bongo 2013/2014 ? Uns falam que é o 5w30 e outros 15w40, VC pode me ajudar ?
Obrigado.

Unknown disse...

Até isso é difícil neste carro!
Coisa horrivel

Kaue reis disse...

Meu nome é kaue tenho um bongo 2014 6 marchas alguem poderia me indicar o oleo adequado para a troca ?

Unknown disse...

Boa noite o meu Kia 2014/2015 já está com 60 mil e nunca fiz revisão na consercionaria devido ao valor descobri um amigo que trabalhou lá e faz na minha casa a cada 10 mil o carro é muito bom

Unknown disse...

Boa noite o meu Kia 2014/2015 já está com 60 mil e nunca fiz revisão na consercionaria devido ao valor descobri um amigo que trabalhou lá e faz na minha casa a cada 10 mil o carro é muito bom

Anônimo disse...

Boa tarde a todos, estou indignado com o valor que tive que pagar para fazer a troca dos bicos injetores da minha bongo 2013/2014 com 70mil km,todos os mecânicos que levei pra fazer um orçamento deram a mesma notícia, que eu estava usando um Dieesel de ma qualidade ,quando eu só uso o S10,tudo começou quando o meu carro perdeu a força e acendeu a luz da injeção,tive que trocar os bicos injetores e instalar um pré filtro, que no caso e um segundo filtro de dieesel pra aumentar o tempo de vida dos bicos, mas tive que desembolsar 6.000 mil pra corrigir um erro de fabricação, ja que esse segundo filtro deveria vir de fabrica,

Luiz disse...

O óleo lubrificante do motor é o 5w 30 100% sintético bongô 2015 mod.2016.

Unknown disse...

Gostaria de deixar bem claro gente Kia bongô e HR apartir de 2013 são uma piada infelizmente comprei uma bongô 2013 modelo euro com 12 km rodado com 31mil km deu pau nos bico 4 bico tive comprar novo resumido o valor dos bico $2.000 reais cada tive que trocar o tanque mandei fazer um de alumínio mais $ 1,500 reais e colocar um filtro extra
Mais $ 830.00 reais olha meu prejuízo com 31 mil km gente fica de olho n compre esse carro partir desse ano acima deixa eles resolver o problema dos bicos que dar pau direto .agoro que um conselho 2012 pra baixo pode comprar sem.medo de ser feliz meu colega tem uma 2009 400 mil km só trocou a embreagem uma veiz .e certo as trocas de óleo nuncá deu pau nos bico .agente compra um carro novo pra n ter a manutenção olha a bica que tomei .

Unknown disse...

Gostaria de deixar bem claro gente Kia bongô e HR apartir de 2013 são uma piada infelizmente comprei uma bongô 2013 modelo euro com 12 km rodado com 31mil km deu pau nos bico 4 bico tive comprar novo resumido o valor dos bico $2.000 reais cada tive que trocar o tanque mandei fazer um de alumínio mais $ 1,500 reais e colocar um filtro extra
Mais $ 830.00 reais olha meu prejuízo com 31 mil km gente fica de olho n compre esse carro partir desse ano acima deixa eles resolver o problema dos bicos que dar pau direto .agoro que um conselho 2012 pra baixo pode comprar sem.medo de ser feliz meu colega tem uma 2009 400 mil km só trocou a embreagem uma veiz .e certo as trocas de óleo nuncá deu pau nos bico .agente compra um carro novo pra n ter a manutenção olha a bica que tomei .

Unknown disse...

Isso mesmo José aparecido o meu travou os 4 bicos,turbina e bomba de alta pressão com 60 mil rodados

Unknown disse...

Isso mesmo José aparecido o meu travou os 4 bicos,turbina e bomba de alta pressão com 60 mil rodados

Perdi disse...

Que merda . O meu tem 20.000 km . Onde faço revisao aqui no rj , mas sem ser na autorizada ? É muito caro .

Unknown disse...

Amigos já vi. Autos comentários das revisões dos mia bongo muito caras absurdos de preços então resolvir fazer fora da concessionaria.muito mais em conta no entanto só fiz até a quarta acho eu.e resolveu de outro jeito mais em conta a loja autorizada me cobrou um absurdo na Revisão que aqui eles fazem de 5.em 5.mil km não nada prá que eu Rodó de tri da ciidade Recife pé mais ou menos a de 30 ou de 40 mil eles me cobraram mais de 10000 reais. Eu perguntei quais itens vai fazer eles troca de óleo filtro de óleo.das aruelas de vedação do cárter Eu disse Amigo essa revisao não é esse preço nao isso é preço de troca das correias óleo filtro de óleo e filtro de ar mais os censores da correias.que seria a de 60.000.00km.ele riu da minha cara e disse é esse mesmo o preço Eu disse vou fazer fora ele o Sr.vai perder a garantia Eu disse o carro não quebra mesmo.obg.2011 estou fazendo fora gasta do menos e satisfeito graças a Deus sem problema algum.......prestem a atenção nessa dica.okabraço a todos.

Bongo disse...

Olá Canal Andaimes!!

Compartilho 100% seus comentários..... Embora fosse uma "figura rara" na concessionária aqui de Alphaville (e recebesse uma atenção um pouco maior, acho...), também quase tive que partir para a ignorância quando vieram com esse papo de combustível adulterado ou ruim quando meu Bongo começou a soltar muita fumaça (disseram que tinha que trocar a bomba de diesel, bicos, etc...) e que a garantia não cobriria, blah blah blah combustível ruim..... Fiz um escândalo com o gerente geral da loja, pois o recepcionista da oficina parece ser treinado para falar bobagens em 98% dos casos...

Duvido que na Coréia o tratamento seja tão lamentável com o cliente como aqui.... O negócio é bater na mesa e só sair quando o cara perceber que, ou atende, ou vai ter que chamar a polícia... Pena que nossa sub-cultura do jeitinho tenha chegado nesse baixo nível.

Renata Santos disse...

A Kia está me levando a falência com essas revisões a cada 10 mil km rodados a de 50 mil km me cobraram 2 mil , alguém me indica alguém que faça esse serviço por um valor mais em conta aqui no Rj

Unknown disse...

Tenho um kia 2011/12 qual o combustível certo diesel S10 ou comum?

Renata Santos disse...

Boa noite Jair , você é do RJ ? Se for me passa o contato dessa pessoa que faz.

Silas disse...

Boa noite meu nome é Silas tenho um Kia 2500 2010...faz 3 anos que estou com ele e até hj oq fiz nele foi trok de embreagem troca de suspensão e trok de enrolamento do câmbio e hj mandei solda meu intercooler por causa dessas batidas q ele dá na porta do passageiro...queria saber quantos km o motor do Kia dura...o meu está com 246km rodados já...ele é ótimo está fazendo na média de 9.6km o litro...irei colok o defletor já ja